Crítica Literária | Codinome Villanelle - Luke Jennings
"Codinome Villanelle" é o livro que deu origem ao seriado Killing Eve. Alguém aqui já assistiu à série? O livro tem foco em espionagem as páginas são repletas de ação e adrenalina. O livro conta história da Villanelle uma assassina bem perigosas e Eve que é contratada pela agência de segurança nacional para caça a psicopata Villanele é nesse ponto que começa a grande aventura.
Vorontsova, ou melhor, Villanelle é uma jovem da russa condenada por um crime que para ela foi uma injustiça, ela foi recrutada por uma organização secreta. No decorrer da história tem alguns flashbacks do passado de Oxana e até mesmo como foi escolhido o sobrenome codinome, A Villanelle não trabalha para qualquer um, ela trabalha para um grupo poderoso ilimitado, que decidir quem vai morrer e são sempre pessoas ricas e extremamente influentes. Desde um político russo ou um simples empresário. Ela faz qualquer coisa para cumprir o seu trabalho.
Villanelle é uma psicopata reconhecida por suas habilidades de cometer assassinado. Ela é apaixonada por dinheiro e luxo e gosta da boa vida que tem. Sabe muito bem lida com a sua própria sexualidade, não se privando de nada. Ela tem chame sarcástico e não se engane com aquele jeitinho de menininha carismática, de carismática ela não tem nada, ela sentir prazer em matar alguém e matar a sangue-frio sem dó sem piedade.
Eve Polastri, ex-funcionária do serviço secreto ela é casada com Niko. Eve foi chamada para recruta de uma secreta organização para identificar e prender a assassina responsável e aqueles que a contrataram o serviço dela. Eve tem como objetivo ligar as mortes de Villanelle com passa da história Eve conseguiu descobrir pequenas pistas da assassina Villanelle. Por conta do seu trabalho fica muito difícil conciliar o seu horários com os compromissos que envolvem o seu marido, que demonstrou sempre compreensão muitas das vezes.
"A morte, muito provavelmente, se tornou uma necessidade para ela, e cada homicídio bem-sucedido contribui para comprovar sua invencibilidade."
Villanelle sempre soube que era uma mulher diferente, mas nunca imaginou que séria a melhor assassina. Quando finalmente saiu da prisão há três anos, foi recrutada por um homem, que só conhecia pelo nome Konstantin que foi o responsável pela sua saída da prisão e ali por diante séria o seu treinador. Então, Konstantin começou a treinar Villanelle, com avançado treino a resistência a interrogatórios, treinamento com armas, estudos de fuga, evasão, explosivos, arrombamentos e etc. Villanelle sempre foi muito fluente em línguas isso nunca foi um problema para ela.
Eve sempre se interessou por assassinatos, especificamente cometidos por mulheres, no decorrer na trama vemos ela ficando obcecada pela Villanelle chegando ponto de esquecer da sua própria vida pessoal. A Villanelle não esperava que pudesse chama atenção pelas mortes que ela estava cometendo. Pois é, ela estava enganada Eve estava na cola dela. O que nos resta é espera o desenrolar das investigações e fica na torcida para elas finalmente se encontrarem. Sera que Eve vai continua obcecada pela Villanelle? Eve conseguira capturar Villanelle?
O livro tá mais para um jogo de gato e rato entre as duas. Já de cara vemos Villanelle feroz assassina, psicopata e com uma inteligência de fazer qualquer leitor se apaixonar. Temos a Villanelle cometendo os seus crimes e Eve tentando encontrar uma das melhores assassinas do mundo por trás dos delitos. Eu gostei bastante da adaptação da série, pelo menos na primeiro temporada que parecem desenvolver em ritmo melhor enquanto o ritmo do livro era foca apenas na apresentar quem são as personagens, onde elas trabalha, como vivem e suas personalidades.
Precisamos realça que personagem Villanelle é muito bem construída fazendo com que o senhor crie um laço forte com a personagem, fazendo com que nós fiquemos mais interessado nela. Eva tem mais uma participação efetiva, mas no seriado killing Eve tanto Villanelle e Eve dividem muito bem as cenas cada uma tem a sua importância na trama. Eu converso que adoro personagens femininas fortes, tanto Eve e villanelle demonstra muito bem isso conduzindo muito bem na trama. Enquanto Villanelle é esbanja beleza e segurança, vemos do outro lado o oposto, Eva é insegura com sua aparência. Duas mulheres bem obstinadas, em lados opostos.
O livro de Luke Jennings é bem envolvente, cheio de detalhes. Contém capítulos longos que narram com detalhes as missões e a vida de Villanelle, como também a vida de Eve. Essa é uma história inteligente com um suspense que lhe fará fica apaixonado. As cenas de ação são, sem dúvidas, o ponto alto do livro. É um bom entretenimento para quem busca uma leitura rápida e agradável cheias de cenas de ações. A escrita do autor é muito, muito direta e fluída.
"O que a empolga muito mais é fitar os olhos de outra pessoa e saber, como uma naja que oscila diante da presa hipnotizada, que seu controle é absoluto.”"
Converso que o livro não é aquela obra-prima que eu estava buscando, mas o livro cumprir muito bem ao entregar uma obra muito bem executada. Pós, eu recomendo todos os leitores lerem essa obra da autora Luke Jennings e eu também não posso esquecer de mencionar a série enquanto Villanelle é mais centrada no livro na série ela é meio maluca, já Eve é uma pessoa que demonstrar se obcecada pela assassina tanto na série quanto no livro. Portanto, vale a pena assistir.
Ficha Técnica
Título: Codnome Villanelle
Autor: Luke Jennings
Editora: Suma
Gêneros: Mistério, Suspense
Número de páginas: 216
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Sinopse: Villanelle (um codinome, é claro) é uma das assassinas mais habilidosas do mundo. Uma psicopata hedonista, que ama sua vida de luxo acima de quase qualquer coisa… menos a emoção da caçada. Especializada em matar as pessoas mais ricas e poderosas do mundo, Villanelle é encarregada de aniquilar um influente político russo, e acaba com uma inimiga determinada em seu encalço. Eve Polastri é uma ex-funcionária do serviço secreto inglês, agora contratada pela agência de segurança nacional para uma tarefa peculiar: identificar e capturar a assassina responsável e aqueles que a contrataram. Apesar de levar uma vida tranquila e comum, Eve possui uma inteligência rápida e aguçada – e aceita a missão. Assim começa uma perseguição através do globo, cruzando com governos corruptos e poderosas organizações criminosas, para culminar em um confronto do qual nenhuma das duas poderá sair ilesa. Codinome Villanelle é um thriller veloz, sensual e emocionante, que traz uma nova voz à ficção internacional.
21 comentários
Oi Jéssica,
ResponderExcluirEu tenho visto resenhas bem positivas para esse livro e estou curiosa para conhecer mais dessa história intrigante.
Espero ler em breve.
Bjs e uma boa semana!
Diário dos Livros
Conheça o Instagram
Olá, realmente é uma história bem intrigante. Eu espero que você goste tanto quanto eu gostei.
ExcluirBeijos!
Amei o post, já vi boa parte da primeira temporada e gostei muito. Estou querendo ler o livro para servir como introdução e ajudar a abrir uma visão maior das protagonistas.
ResponderExcluirbeijos
http://www.dearlytay.com.br/
Oii Tay, que bom, fico feliz em saber que você gostou. Eu amo a série tanto quanto o livro rs. Espero que você goste também do livro.
ExcluirBeijos!
Olá, Jéssica.
ResponderExcluirEu nunca assisti a série, mas gostei bastante do livro. E no livro a Eve é bem chata e a gente torce pela Villanelle hehe. Espero que lancem os outros.
Prefácio
Oi Sil, eu concordo com você que Eve é realmente é uma chata, mas na série ela não é chata rs.
ExcluirBeijos!
Ei, eu já tinha lido uma outra resenha desse livro e achei super interessante, o livro está inclusive na minha lista de leituras. Mas eu achei a personagem Villanelle muito mais interessante que a Eve. Mas vou dar uma conferida na série, já que essa atriz vai ser sempre a eterna Cristina Yang de Grey's Anatomy, gosto muito dela. Beijo.
ResponderExcluirhttps://resenhabookshouse.blogspot.com/?m=1
Oii, realmente Villanelle é mais interessante. Eu assistir Grey's Anatomy até décima primeira temporada depois disso perdeu o encanto para me.
ExcluirBeijos!
Oi Jéssica,
ResponderExcluirEu tentei ler e não fluiu. Não sei se foram os longos capítulos ou a temática em si, pois tentei ler no meio da pandemia e não consegui me sentir confortável.
Vou tentar assistir a série para ver se gosto mais.
beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Olá, que pena que você não curtiu. Eu super recomendo série.
ExcluirBeijos!
Oi! Eu achei a obra bem legal e até fiquei interessada em assistir ao seriado depois da leitura. A psicopata é uma personagem que nos intriga.
ResponderExcluirBjos!! Cida
Moonlight Books
Oie, eu espero que você goste tanto do livro quanto da série.
ExcluirBeijos!
Oi, Jéssica!
ResponderExcluirJá tinha lido uma resenha do livro e ouvi falar na série. Achei o post super completinho e parece ser uma leitura interessante :D
Estante Bibliográfica
Oi Laura, fico feliz em saber que você gostou.
ExcluirBeijos!
Eu ainda vou ler esse livro porque quero muito conferir a série, mas acho que vai ficar os dois pro ano que vem kkkk
ResponderExcluirBeijos
Balaio de Babados
Oii, Eu espero que você goste.
ExcluirBeijos!
Oi, Jéssica! Tudo bom?
ResponderExcluirEu não tenho taaaaaanta vontade de ler o livro porque foi escrito por homem e tô com preguiça de thiller escrito por homem faz um tempo UHASUHASUHASUHASUHASUH mas a série eu sou SEDENTA por ver, algum dia mudo isso!
Beijos, Nizz.
www.queriaestarlendo.com.br
Olá Nizz, entendo. Eu super recomendo a série.
ExcluirBeijos!
Nossa se não tivesse visto tua resenha nunca ia descobrir que a série Killing Eve foi inspirada em um livro, muito menos com um nome diferente... Sou fã da série, talvez leia o livro!
ResponderExcluirBlog Tagarelando Livros
Oi!
ResponderExcluirTambém peguei para ler esperando uma obra prima, mas achei a escrita do livro bem fluida e que descreve uns lugares e roupas bem luxuosas.
Beijão
https://deiumjeito.blogspot.com/
Olá, Jéssica
ResponderExcluirEu só soube da existência do livro quando ele foi lançado, pois só conhecia a série de TV mesmo. Eu até tive oportunidade de solicitar o livro, mas confesso que me interesso mais pela série. Só não assisti ainda porque minha grade está superlotada! Hahahah
Beijos
- Tami
https://www.meuepilogo.com
Gostou do conteúdo? Me conta aqui nos comentários vou adorar saber!