Crítica | Para Sempre Lilya

Lilya (Oxana Alexandrowna Akinschina) 
Crédito: Youtube/Divulgaçâo

Para sempre Lilya retrata a realidade nua e cruar de mulheres e crianças que vivem em condições péssimas ao redor do mundo. Nesse filme não tem "Heroi" o mundo é cruel e habitado por Humanos. A trilha sonora está incrível fazendo assim uma combinação perfeita.

Lilya é uma jovem com apenas  16 anos, que mora no subúrbio com sua mãe em alguma parte da União Soviética. O lugar onde Lilya mora é uma espécie de cortiço em prédios abandonado destruídos tem uma enorme area descuidada. Sua mãe conheceu um cara Russo numa agência de namoro. O homem diz que mora EUA que leva as duas para EUA, mas os dois voltaram atrás dos seus planos eles acharam melhor irem na frente pra depois mandar buscá-la depois de um tempo. 

A mãe da Lilya deixou a Lilya com tia que séria responsável a parte de agora. A tia já chegou expulsando de seu apartamento e tomando posse do imóvel. Sua tia arrumou um pequeno apartamento com apenas um quarto e banheiro horrível bem sujo por sinal havia ocupado por um senhor soltado que esteve na guerra contra Alemanha. Agora pertencia a Lilyan para ela mora a partir de agora. Os dias foi passando ela espera dias por sua mãe lhe envie dinheiro para se manter cozinha, mas infelizmente isso nunca aconteceu.

O pai da Lilya era do exército quando conheceu sua mãe que era apenas uma cozinheira eles tiveram um caso casual. Entretanto quando ela ficou grávida da lilya o pai dela foi para Moscou. Ela escrevia pra ele mas ele nunca respondeu. Lilya nunca conheceu seu pai. Até que a mãe da lilya conheceu esse cara que tinha os planos de leva-la para EUA viver uma vida melhor. Como você já sabe esses planos não incluía a pobre Lilya.

Volodya (Artyom Bogucharskiy) e Lilya
(Oxana Alexandrowna Akinschina) 
Crédito: Youtube/Divulgação

Lilya fica muita apegada o menino de 13 anos chamado Volodya que é muito maltrato pela familia. O Volodya tem um sentimento pela Lilya, mas ela considera ele como irmão caçula e a sua melhor companhia. Os dois suprem a falta de afeto que  nunca tiveram pelos familiares. Os dois não estudam a Lilya deixou por falta de incentivo má companhias.  O unico passa tempo que deles é fumar e cheirar cola, afinal que tipo de futuro os dois vão espero vivendo nessas condições miseráveis?

A morte dura uma eternidade e a vida é muito  breve.

Lilya recebe uma previa notificação por uma assistente social, falando que sua mãe abdicou da quarda dela. Lilya vendo-se sem dinheiro para paga a conta de luz,  sem comida e  sozinha ela não tem muita a escolha, encontra um caminho muito difícil que é o da prostituição para sobreviver. Fico me perguntando como uma mãe tem coragem de trocar sua propria filha por causa de homem? Isso é inacreditável, mas infelizmente existe muitas Lilya abandonada pela propria mãe nesse mundo. 

Lilya conhece um cara chamado Andrei ao sai da boate. Os dois vão se conhecendo  melhor ficando mais próximos a cada dias. Até que o andrei convida ela para mora juntos na Suécia de onde ele diz mora fazendo mil promessas a Lilya. Que a vida na Suécia era muito melhor que ela poderia arrumar um emprega. Já apaixonada pelo rapaz Lilya a aceita o convide de ir embora daquela vida miserável que ela andava vivendo. O Volodya com pouca idade que têm acha que tudo está acontecendo rápido demais. Como eu tinha dito a Lilya estava apaixonada não queria ver os perigos que estava na sua frente. Simplesmente  ignora o volodya.

Baseado na vida Rosalaite

Danguolé Rosalaité
Crédito: Google/Divulgação

Danguolé Rosalaité nasceu no dia 19 de maio de 1983 na Lituânia. Sua mãe abandonou quando ela tinha 14 anos e foi para Estados Unidos. Quando tinha 16 anos ela conheceu um homem que se tornou  seu namorado. Ele fazia promessas que poderia ajudar ela prometendo uma vida melhor, a menina embarcava sem saber que séria seu pior pesadelo. Chegando no seu destino é recepcionada por "Russo", mal sabia que ele ser tornaria seu dono.

Portanto, assim que chegar seu passaporte é tomado para devolução é cobrado um valor exobitante 20 mil coroas suecas. Além disso, ela é forçada a se prostituir para pagar essa divida absurda.

Rosalaite conseguir jugir do apartamento no subúrbio de Arlov e segue para Malö. Logo após de 3 meses, ela sofre um estupro coletivo seu namorado e mais três homens).

Rasalaite cometeu tentativa de suicídio ao pula de uma ponte no dia 7 de Fevereiro de 2000. Ela foi socorrida com vida, levada para o hospital, mas foi constatada sua morte três dias após do ocorrido. Entretanto, Rasalaite carregava três cartas revelando sua história.

Pode Pular. Não tem perigo, eu pego você. Mas assim você perde e os babacas vencem, entende?

Elenco e Personagens

Atriz Oksana Aleksandrovna Akinshin fez uma atuação esplêndida atuando Lilya. Atriz já fez grandes filmes como Sister e logo após fez Para sempre Lilya seu filme mais recente é Estranho Passageiro de 2020. O ator Artyom Bogucharskiy que interpretou volodya já fez teatro, televisâo e cinema seu papel mais lembrado é Para Sempre Lilya de 2002.

O filme retrata a realidade de muitas meninas vivendo em paises de baixa pobreza. Os temas  abordado são polémicos nessa historias temos  pais negligentes, autoridades governamentais negligentes com o abandono da menor, violência, drogas, estrupo, Tráfico humano e críticas ao regime Soviético.  O direto foi surtil nas cenas explícitas dos estrupos que Lilya sofreu. Esse filme mostra a realidade nua e crua do mundo. Vou recomenda para as pessoas que tem estômago pra asssitir.


Ficha Técnica 

Título: Para sempre Lilya

Direção: Lucas Moodysson

Gênero: Drama | crime

Data do lançamento: 23 de agosto de 2002

País de Origem: Dinamarca Suécia

Classificação: 16 anos

Avaliação:⭐⭐⭐⭐⭐

Sinopse: A mãe de Lilya vai para os EUA e A abandona na Rússia. Sem dinheiro, ela vira prostituta e conhece Andrei que a convida para recomeçar a vida na Suécia. Mas lá sua vida entra em uma espiral descendente.

You Might Also Like

9 comentários

  1. Não conhecia esse filme, mas fiquei bastante interessada. Ótima postagem!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jéssica! Tudo bom?
    Parece bem pesado, né? Eu fico muito engatilhada por histórias assim, então acabo preferindo não assistir. Mas que bom que não tem nada gratuito e é feito com sensibilidade.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii,o filme é bem pesado mesmo. É uma triste realidade.
      Beijos!

      Excluir
  3. Gracias por la recomendación parece una buen a película . Te mando un beso

    ResponderExcluir
  4. Oi Jéssica!
    Não conhecia o filme, não sei se assistiria agora, parece bem forte mesmo!
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Jéssica.
    Não tinha visto falar sobre esse filme ainda. E pelo jeito não é bem o que gosto de assistir. Na verdade estou fugindo de livros com temas mais pesados como esse. Por enquanto estou só na comédia hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oie, ainda não conhecia o filme, mas imagino que seja bem doloroso. Não é meu tipo de filme favorito por trazer sentimentos conflitantes.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um filme bem forte e cruel, que dói na alma mas sabemos que infelizmente isso acontece e muito na realidade.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Gostou do conteúdo? Me conta aqui nos comentários vou adorar saber!