Crítica Literária | Lady Killer - Tori Telfer


Quando pensamos em assassino em série automaticamente pesamos em "Homens" nunca imaginamos mulheres fazendo um ato de crueldade tão grande. Tori Telfer apresenta biografia de 14 mulheres (incluindo uma brasileira) serial killhers que vão te deixar de abismado (a). Nesse livro vocês vão conhecer as mentes de várias mulheres serial kilhers. O livro vai leva por um mundo que você nem imaginava quanto bizarro e cruel possa existir.

Ninguém imagina que possa existe mulheres comentando um alto de tanta crueldade e quando mais bela e fina ela for, mas fica difícil acreditar que uma mulher possa matar pessoas a sangue frio. Autora começa sempre falando um pouco das vidas das assassinas acho bem interessante saber como foi a vidas dela e tentar entender os motivos delas chegarem a esse ponto de cometerem tantos crimes. Um caso específico que me chamou muito atenção foi o da condessa Elisabeth Bathory que ficou conhecida como condessa de sangue, Nannie Doss a vovó sorriso e Raya e Sakina por acender muito incenso.

Elizabeth Báthory

A CONDESSA SANGRENTA

1560-1614

 A condessa Elisabeth Bathory nasceu em 7 de agosto de 1560, em um dos mais poderosos clãs da Europa Central, herdeira de uma riqueza impecável. os seus pais protestantes não pouparam nenhuma despesa para dar à sua precoce filha uma educação clássica. Ela falava não apenas húngaro e eslovaco a língua que a maioria dos seus criados devia fala, mas também grego, latim e alemão., Mas nem tudo estava bem no mundo da pequena Elizabeth. Diversos rumores afirmam que, quando criança, ela sofreu de terríveis crises epiléticas. Além disso, os seus pais eram primos. 

Elisabeth Bathory teve uma infância um pouco complicada. Quando ela era pequena Elizabeth presenciou uma cena bizarra ao ver a cabeça de um camponês saindo do corpo de um animal. As coisas que Elisabeth deve que presenciar na sua infância são tentativas de explicar os seus crimes, Elizabeth testemunho muita violência quando era pequena. Naquela época era muito normal bater nos criados conforme a lei húngara estabelecida. As torturas começavam com algum erro de algum criado. Elizabeth iniciava a tortura batendo, chutando e até mesmo socando os seus criado até elaborando castigos para satisfazer a sua sede de sangue. Os jogos era enfiado afibetes nos dedos das crianças depois cortava os seus dedos fora.

A história da Elizabeth Bathory é bastante conhecida. Talvez você tenha ouvido falar de uma condessa que se banhava no sangue fresco de vítimas virgens. Ela acreditava que preservava a sua beleza. Diz a lenda que Elisabeth estava precisando de mais dinheiro, a fonte melhor sangue, é um sangue mais rico. O sangue das meninas camponesas estava mais atrasando o seu envelhecimento, então a feiticeira da floresta sugeriu que sangue de meninas nobres era mais eficaz. A condessa que não é boba nem nada deve uma ideia brilhante de construir uma escola para jovens meninas. Condessa recebeu um bom lucro dos pais das meninas que gostaria de ingressar na escola. Os pais das herdeiras começaram a pergunta sobre suas filhas a condessa usou uma desculpa esfarrapada que uma garota tinha matado todas as meninas e cometido suicídio por ciúmes. As testemunha as que testemunharam contra condessa não confirmar essa história que ela se banhava de sangue. Entretanto, a Elizabeth derramou muito sangue.

"Rumores dizem que ela teve um caso com um garoto camponês durante esse tempo, ficou grávida e foi forçada a se separar da criança".


Nannie Doss

A VOVÓ SORRISO

1905-1965

Nannie Doss conhecida como Vovô sorriso que estampou a páginas dos jornais na década de 50. A sua cara de boa vovôzinha fez com quem ninguém levasse a sério a assassina que tinha uma alegrias radiantes e mórbidas. Dona Nannie tinha 49 anos e era dona de casa possuía uma habilidade de assar bolos. Nannie era capaz de confeitar o tipo de bolo que faria um qualquer pessoa se apaixonasse por ela até mesmo um solitário fazendeiro que se casou com ela. 

Certo dia Keel o futuro noivo Descobriu algo horrível a respeito da sua amada, ela tinha sido presa. Nannie tinha contado para keel que ela cuidava da sua tia, porém era tudo mentira ela cuidava do seu marido que estava doente. Keel pensava conhecer Nancy Hazle era esse nome que ela disse-lhe nas cartas que enviava, que a sua família era dona de uma fazenda no condado de Colhoun Alabama os seus pais eram muito rígidos, Nannie deve que trabalhar muito certo nos campos. Não era permitido ficar perto de meninos. Muito rumores aponta que o pai de Nannie era abusado e controlador. Dizem que ela gostava muito de garotos será que Nannie era obcecada?

A Nannie havia admitido de ter assassinato os seus maridos todos os corpos desenterrados pelos países Arsênico foi encontrado no corpo dos cadaveis dos seus maridos. Até que houve uma descoberta estranha fizeram uma autópsia no corpo da mãe da Nannie também estava com Arsênico. Ela nega ter assassinato a sua própria mãe. A Nannie foi bastante leviana quando se referia aos seus assassinatos como se tivesse direito de tira vida de pessoas. Era querida que todos ficasse sabendo de seus crimes ficava muito entusiasmada com as entrevistas noticiários. No entanto, não suportava a ideia de insinuação que estava fazendo a respeito da sua mãe.

"Talvez suas feridas e reações extremas também resultados de seus primeiras e grande decepções com outra ser humano seu pai".

 


Raya e Sakina

DOCES VÍBORAS

?-1921

Raya nasceu por volta de 1875 e a pequena Sakina veio  depois. A família viveu um vilarejo isolado no alta do Egito. As irmãs deste pequena já vivia com muita responsabilidade. De pais abusivos e ausentes o que resta para as meninas era uma e outra. O pai das meninas foi embora, a mãe das meninas era uma narcisista. As irmãs tinhas um irmão mais velho não conseguia manter um emprego. Raya e Sakina vendo a condições financeiras não andava bem as duas assumiram a responsabilidade de contribuir na renda de casa.

A familia não tinha lugar certo eles deslocava sem rumo pelo Alto Egito. As garotas encontraram um trabalho vendendo legumes assados ou como garçonetes em algum cafeteria. A Sakina passou a se prostituir, em troca de comida. Sua mãe não contribuia mais em nada na renda da familiar. As irmãs começou fazer pequeno furtos com sua mãe.  Sakira foi casada várias  vezes, mas não deu certo por seu comportamento que não era adequado para um mulher casada.  Raya permaneceu em casa. Ela também se casou e, quando seu marido morreu, desposou-se com o cunhado, Hasab Allah uma prática não muito comum naqueles tempos. Hasab Allah não era assim tão bom. Tinha reputação de ladrão e traficante de haxixe, e já havia sido banido de pelo menos uma cidade. 

As irmãs decidiram abrir um bordel. Afinal, Primeira Guerra Mundial estava no auge. Proximo do bordel tinha um acompanhamento cheio de soldados britânicos. O bordel das irmãs foram um sucesso. O Raya sempre tinha dinheiro no bolso. Sakina fez mais dinheiro vendendo ouro no mercado negro  e estava tentando abrir um cafeteria. Ela até ficou um tempo presa por ter vendido carne pobre para um cozinheiro. No final de 1920, a polícia recebeu umas queixas sobre um mal cheiro vindo do bordel. Os vizinhos acahava estranho acender muitos  incenso. mas Raya deu um aquela desculpa  que seus clientes bebiam e fumavam muito, ela usava incenso para mascarar o aroma da festança. A princípio, os vizinhos acreditaram nela. Porém seus vizinhos sentiram um odor forte e horrível vindo de lá. Até que descobriram o secretos das irmãs foram encontrado 16 corpos de mulheres que já estava mumificados inclusive encontraram corpos nos quarto de Amina bint Mansür onde elas viveram.

"Essas irmãs  eram um símbolo óbvio de tudo o que estava errado em uma sociedade cujas mulheres caminhavam à mostra pela rua".

Lady. Lady killers é um documentário bem cabeludos. É um excelente livro para quem gosta de crime scene. Em alguns momentos achei a história cansativa repetitiva, pelos casos parecidos. O que me chamou atenção foi o comportamento das assassinas vamos ver uma grande diferença dos homens serial killer. O livro conta historias reais de mulheres serial killhers. As ilustrações são incríveis a Jennifer Dahubara fez um excelente trabalho. O designer da capa está linda com cor rosa e detalhes pretos tem um estilo vintage e a fitinha amarela que virou marca registrada editora Darside Books.
O livro te prende do início ao fim. A trajetória dessas mulheres também trazem bastante reflexões. Muitas das mulheres representada no livro são pessoas que não tinha estudos, vivia na podrezas dos campos com pais abusivos e narcisistas. O ponto negativo do livro é a  grande quantidade de  histórias parecida como já tinha ressaltado em cima. Todos mortos envenenado pelo mesmos motivos. Sobretudo é um excelente livro.

Ficha Técnica

Título: Lady killhers 

Autora: Tori Telfer 

Editora: Darkside books

Número de paginas: 383

Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐

Sinopse: lady killers As mulheres mais letais da história em uma edição igualmente matadora. Quando pensamos em assassinos em série, pensamos em homens. Mais precisamente, em homens matando mulheres inocentes, vítimas de um apetite atroz por sangue e uma vontade irrefreável de carnificina. As mulheres podem ser tão letais quanto os homens e deixar um rastro de corpos por onde passam — então o que acontece quando as pessoas são confrontadas com uma assassina em série? Quando as idéias de “sexo frágil” se quebram e fitamos os desconcertantes olhos de uma mulher com sangue seco sob matadora? Prepare-se para realizar mais uma investigação criminal ao lado da DarkSide® Books e sua divisão Crime Scene®. Esqueça tudo aquilo que você achava que sabia sobre assassinos letais — perto de Mary Ann Cotton e Elizabeth Báthory, para citar apenas algumas, Jack, o Estripador ainda era um aprendiz. Inspirado na coluna homônima da escritora Tori Telfer no site Jezebel.com, Lady Killers: Assassinas em Série é um dossiê de histórias sobre assassinas em série e seus crimes ao longo dos últimos séculos, e o material perfeito para você mergulhar fundo em suas mentes. Com um texto informativo e espirituoso, a autora recapitula a vida de catorze mulheres com apetite para destruição, suas atrocidades e o legado de dor deixado por cada uma delas. As histórias são narradas através de um necessário viés feminista. Telfer dispensa explicações preguiçosas e sexistas e disseca a complexidade da violência feminina e suas camadas. A autora também contesta os arquétipos — vovó gentil, mãe carinhosa, dama sensual, feiticeira traiçoeira, entre outros — e busca entender por que as mulheres foram reduzidas a definições tão superficiais.

You Might Also Like

26 comentários

  1. Bathory is a very interesting character.
    Hugs.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jéssica.
    Eu tenho interesse em ler esse livro desde que lançou. Além da edição que está uma lindeza, o conteúdo é muito interessante. Apesar de eu não gostar muito de ler sobre crimes reais, esse é um livro que pretendo ler um dia.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. OI Jessica! É um livro que desperta meu interesse já faz um tempo, quero tentar conferir logo que tiver uma boa promoção dele. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desejo boa leitura quando você adquirir o livro.
      Beijos!

      Excluir
  4. Medo, já quero muito ler esse livro

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei da leitura! Não cheguei a finalizar, mas fiquei bem intrigada com os casos relatados ♥

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  6. Li esse livro logo quando lançou e amei. Na verdade gosto de todos os livros de crime que a Darkside lança, haha. Ótima resenha!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  7. Oi querida,
    eu nunca parei para ler a resenha desse livro, mas fiquei impressionada com o enredo, relatando sobre as mulheres mais "perigosas", que a meu ver me deixou com um medinho. Mas amei as suas palavras sobre a obra, e quem sabe futuramente eu não opte em ler. Quero ressaltar que a sua resenha ficou perfeita.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii,que comentário mais fofo Alicia. Fico muito feliz que tenha gostado😊.
      Beijos!

      Excluir
  8. Comprei esse livro ano passado, antes da pandemia, mas nunca nem abri, acredita? Eu só sei que sou muito curiosa sobre a história da vovó
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lúcia, dá pena de abrir né? Menina super te entendo! rsrs. Espero que você da leitura.
      Beijos!

      Excluir
  9. Todos os livros me chamam bastante atenção, tenho que tirar um tempo para lê, gostei da resenha! Beijos flor!

    ResponderExcluir
  10. Gosto de livros que prendem, que a gente quer levar até pro banheiro pra não parar de ler. Adorei a resenha!

    Bárbara Cavalcante
    http://barbaradoblog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, esse livro é para você mesmo. Ele te prende mais tenho que ressaltar que ele é cansativo com as númeras historias repetitiva.
      Beijos!

      Excluir
  11. Oi, Jessica!
    Até algum tempo atrás eu não tinha muito interesse em ler esse livro, apesar da edição linda e de gostar muito de ler sobre crimes reais. Mas nos últimos meses eu tenho lido muitos livros sobre crimes e o livro me pareceu mais interessante haha. Já conheço algumas histórias, mas tenho certeza que a edição é bem mais explicativa e detalhada. Amei a resenha!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, o livro é bem detalhado sobre os casos de cada uma. Como você está nessa vibe com certeza você vai adora.
      Beijos!

      Excluir
  12. Oi Jéssica,
    Quero muito ler esse livro, só vejo elogios e essa edição... que maravilhosa!
    Não estou lendo muitos livros esse estilo, então estou em busca de uma promoção para adquirí-lo, rs.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Alê, super te entendo. Espero muito que você consiga compra-lo.
      Beijos!

      Excluir
  13. Oi Jéssica,
    Eu li esse livro ano passado e tenho uma bolsa tematica que comprei na promoção da Dark... Acabei não resenhando/fotografando para colocar no blog.

    https://expressoliterarios.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostou do conteúdo? Me conta aqui nos comentários vou adorar saber!