Os melhores livros de Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe
Crédito: Google/Divulgação 

Edgar Allan Poe nasceu no Estados Unidos, no dia 19 de janeiro de 1809.  Seus pais era atores ambulantes, quando tinha 1 ano seu pai deixou sua mãe, e após ano seguinte sua mãe faleceu. Um rico comerciante escocês adotou quando tinha 2 anos. Seus primeiro estudos foram na Glasgow, na Escócia, ficou no internato em Londres,  continuou seus estudos na escola Richmond, Virgínia. Edgar Allan Poe fez Universidade na Virgínia, 1826. Nessa mesma época envolveu-se com bebidas e vícios de jogos. 

O seu primeiro livro publicado foi "Tarmelão e outros Poemas", 1827. O ano de 1929 Allan Poe vai viver com sua tia e uma prima, tudo indica que essa decisão foi por causa dos conflitos que ele tinha com pai adotivo. Em 1830 ingressa na Academia Militar de West point, logo após 8 meses foi expulso por indisciplina. Em 1831 publica seu segundo "Poemas". Allan poe recebe um prêmio do Saturday Visitor encontrado numa garrafa.

Em 1835 casou com sua prima de apenas 13 anos. Nesse mesmo ano, tornou-se editor literário da Soltber Literary Messenger. Foi despedido do emprego por causa dos problemas com álcool que se agravou.  Muda-se para Nova Iorque com sua esposa, lá trabalha em alguns periódicos e começa escreve suas obras. Em 1947  esposa morre, fazendo assim agravando mais o problema do Allan Poe com seu vício e bebida. Após uma viagem de Richmond para Baltmore perde-se pelas ruas encontrado bêbado e levado pir hospital onde passa seu os últimos dias.

O corvo

O Corvo Edgar Allan Poe
Credito: Companhia das Letras

Sinopse: ‘A morte de uma mulher bela é, sem sombra de dúvida, o tema mais poético do mundo.’ Assim Edgar Allan Poe justificaria a gênese de “O corvo”, poema publicado sob pseudônimo originalmente em 1845. Mas o que faz com que esses versos hipnotizantes sobre perda e desejo, escritos de modo tão calculado pelo mestre do terror há quase dois séculos, tenham merecido tantos elogios e tamanha controvérsia? Nesta edição, o leitor vai conhecer as traduções mais notáveis de “O corvo” para a nossa língua ― as de Fernando Pessoa e Machado de Assis ―, analisadas pelo poeta, tradutor e professor Paulo Henriques Britto, que também traduz três textos fundamentais de Poe sobre poesia (“A filosofia da composição”, “A razão do verso” e “O princípio poético”) e examina a faceta ensaística do escritor.”

Histórias extraordinárias – Companhia das Letras

Histórias Extraodinaria Edgar Allan Poe
Credito: Companhia das Letras

Sinopse: Histórias extraordinárias reúne dezoito contos assombrosos de Edgar Allan Poe, com seleção, apresentação e tradução do poeta José Paulo Paes. Este livro traz, entre outras obras-primas do mestre do suspense e do mistério, “A carta roubada”, “O gato preto”, “O escaravelho de ouro”, “O poço e o pêndulo”, “Assassinatos na rua Morgue” e “O homem da multidão”. O caráter macabro das histórias, dotadas de profundidade psicológica e imersas em uma atmosfera eletrizante, continua a conquistar novos leitores e a afirmar sua condição de clássico.”

Medo classico 
Medo Clássico Edgar Allan Poe
Crédito: DarkSide

Sinopse: Pela primeira vez numa edição nacional, os contos estão divididos em blocos temáticos que ajudam a visualizar a enorme abrangência da obra. A morte, narradores homicidas, mulheres imortais, aventuras, as histórias do detetive Auguste Dupin, personagem que serviu de inspiração para Sherlock Holmes. O livro traz ainda o prefácio do poeta Charles Baudelaire, admirador confesso de Poe e o primeiro a traduzi-lo para o francês. E Edgar Allan Poe: Medo Clássico apresenta ainda “O Corvo” na sua versão original, em inglês, além de reunir suas mais importantes traduções para o português: a de Machado de Assis (1883) e a de Fernando Pessoa (1924).”

Medo clássico (vol 2)
Medo Clássico Vol 2 Edgar Allan Poe
Crédito: DarkSide

Sinopse: “Reunindo contos, poemas e cartas que trazem à tona um lado ainda mais sombrio do genial escritor, Edgar Allan Poe: Medo Clássico volume 2 mostra toda a força das palavras do mestre em doze obras-primas de ficção, como “William Wilson”, “O Homem da Multidão”, “O Demônio da Perversidade”, “Uma Descida ao Maelström”, “A Verdade Sobre o Caso do sr. Valdemar” e “Lenore”. Um capítulo extra apresenta cartas pessoais do autor. Uma rara oportunidade para o leitor conhecer o homem por trás da obra. Repleta de mistérios e cantos obscuros, a vida pessoal de Poe foi tão intrigante quanto suas narrativas mais fantásticas.”

O corvo em quadrinho
O Corvo quadrinho
Crédito: ‎Editora Peirópolis

Sinopse: O corvo, uma das histórias mais famosas do Edgar Allan Poe ganhou nova versão em HQ em 2009, ano em que se completou 200 anos de nascimento de seu autor. Essa versão conta com a tradução de Machado de Assis.

Já leu alguns desses livros? Me conte qual é o seu preferido? 

You Might Also Like

5 comentários

  1. Oi Jéssica!
    Admiro que consegue ler e se concentrar nos livros do autor, porque eu tentei O Corvo e não deu nada certo! kkkk
    Não me julgue! KKKKK
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ale, eu adoro os livros do Edgar Allan poe❤ É uma pena que os livros do Edgar não tenha funcionado para você, faz parte☺
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá,
    O primeiro conto dele que li foi na faculdade, do Gato Preto, preciso pegar de novo.
    Lindas essas edições de capa dura.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li, você acredita??? Eu sei... eu sei...

    ResponderExcluir

Gostou do conteúdo? Me conta aqui nos comentários vou adorar saber!