Crítica | Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembrança

Porque eu me apaixono com qualquer mulher que me dá o mínimo de atenção?
Clementina Krycznski (Kate Winslet) e Joel Barist (Jim Carrey) 
Crédito: Claro Video/Divulgação

Joel é um típico homem solitário que odeia o dia dos namorados, quando estava caminho do seu  trabalho, ele  subitamente pega outro metro em vez do seu. Ele vai até a praia onde encontra Clementine. O joel  despertou um interesse na clemenine por ser uma garota divertida, maluquinha isso fez que ele pensasse que se relacionando  com clementine passaria a ter uma vida mais interessante com muitas experiência mais intensa. Afinal Clemenine é aquela típica garota que coloca você nas aventuras da vida, que não tem medo de se arriscar.

Joel e clementine forma um casal com muita bagagem. Eles tem um relacionamento intenso dramático e com muitos desafios pela frente.  São bem diferente Joel é um cara sensivel, gentil, caladão, desenhista e gosta de escrever seus pensamentos no caderno  e ao mesmo tempo ser um Cara  introspectivo. Clementine é uma pessoa impulsssiva, divertida, carismática  totalmente o oposto do Joel. O dois ser amam isso é fato, pois tentaram fazer de tudo desse certo apesar da dificuldade deles serem tão diferentes mesmo assim estavam enfrentando esses obstaculo.

Joel Barist (Jim Carrey) e Clementina Krycznski (Kate Winslet)  
Crédito: Claro Video/Divulgação

Tratamento Experimental

Após a uma fracassada desilusão amorosa clementine faz um coisa nada em comum ela aceitou  submeter a um tratamento experimental, para apaga uma parte da sua memoria de momentos que ela viveu com o joel. O experimento deu certo agora clementine não lembra mais do joel. Clementine tem um novo recomeço. Quando o joel vai visita- lá recebe que a clementine não lembra mais dele e o joel entra em depressão tentando ententer o que aconteceu com clementine, até que o joel descobrir que clementine fez um experimento para apaga ele da memoria e decide fazer o mesmo tratamento para esquecê-la também. Se vocês tivesse a oportunidade de ser submenter uma experimento desse vocês toparia de apaga uma parte da sua memoria?  Confesso que eu gostaria, mesmo sabendo que o sofrimento e a dor é necessario para o nosso maturecimento pessoal. Quem nunca não é mesmo?

Eu não preciso de piedade, eu não preciso ser e não preciso que as pessoas sejam comigo

Joel e Clementine não se lembra um do outra. Mas você já ouviu fala daquela música do Cazuza (Exagerado)? "Nossos destino foram traçados na maternidade”. É bem assim com o casal Joel e Clementine porque no decorrer dessa drama vamos vê os dois ser apaixonarem mais uma vez. Durante os procedimentos feitos, joel conseguir entende o quanto a clementine foi significativa para sua vida. E decide para o procedimento que é um processo totalmente  invasivo, isso fez com que ele ainda lembrasse da clementine.

Nesse novo recomeço ainda existe barreiras. Joel e clementine vão entendendo  que os dois tem defeitos, tem sua diferença e ambas as partes não podem completar o vazio que existe dentro de si. Entretanto o joel parece amadurece no decorrer do filme o cara caladão na sua maneira que se apaixona pela maluquinha adorável clementine  agora parece se transformar em um homem mais maduro  e o casal finalmente parece compreender melhor um ao outro e aceitar a incompletude de um relacionaoutro saudável,  que não haja a necessidade de idealizar um ao outro.

 Clementina Krycznski (Kate Winslet) e Joel Barist (Jim Carrey) 
Crédito: Claro Video/Divulgação

Elenco e Personagens

Os atores Jim Carrey que fez joel e Kate winslet a clementine atores consagrado e de peso deram um show de atuação. Gostei muito da personagem clementine ela é uma pessoa adorável ser ela fosse real adoraria ser amiga dela rs. O modo que ela foi tratada como uma mulher que deveria satisfazer  todos os desejos de um homem, não foi legal clementine é uma mulher como qualquer outra que tem desejos, sonhos e projetos  de vida. O joel foi tratado como um coitadinho em alguns momentos do filme isso fez com que o persoagem ficasse um pouco chato. Mary interpretada por Kirsten Dunst é a recepcionista da clínica onde Joel e Clemenina faz o procedimento, é visível admiração pelo seu trabalho e também pelo seu chefe, Patrick é interpretado por Elijah Wood é um dos Ténicos da empresa que é direcionado para casa dos pacientes, para apagar suas lembranças enquanto estão dormindo.  Howard Tom Wilkinson é o dono da empresa e também responsável pela intervenção.

Você olha para um bebê e ele é tão puro, tão limpo e inocente… E nós adultos somos tipo, essa bagunça de tristeza.

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças é a grande obra prima de Michel Gondry sem dúvida nem uma. Os Fladhbacks dos momentos do casal é muito legal porque a cada Fladhbacks  vamos vendo que a clementine está com cor do cabelo diferente, é preciso que todos os leitores preste bastante atenção nos flash que o filme dá. O filme é inspirador, aborda tema importante como: Relações amoras o luto de um término que não é nada fácil, mas faz parte para nosso amadurecimento. Eu indico demais esse lindo trabalho para todos aqueles que não conhecia esse filme e até mesmo aqueles que já viram.

Ficha Técnica

Título: Brilho Eterno de uma mente sem lembrança

Direção: Michel Gondry

Gênero: Romance | Comédia | Ficção científica

Data do lançamento: 23 de julho de 2004

País de Origem: Estados Unidos

Classificação: 14 anos

Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐

Sinopse: Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental. Porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa.

You Might Also Like

20 comentários

  1. Oi Jéssica,
    Apesar de amar o trabalho do Jim Carrey, ainda não assisti esse filme. Mas achei super bacana as reflexões que ele traz, e confesso que no meu caso, eu também passaria por um procedimento para esquecer algumas coisas que ainda me fazem mal.
    Enfim, gostei da sua resenha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Jéssica,
    Eu ainda não assisti esse filme, vejo muitos elogios, mas eu não gosto do Jim Carrey, ai desanimo um pouco. Sei que é um drama e tal, mas tenho um ranço dele... rs.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, vixe, eu gosto do trabalho do ator menos o máscara que eu odeio.
      Beijos!

      Excluir
    2. Também não suporto o Máscara! Acho que peguei ranço e não aguento o ator! kkkkk

      Excluir
  3. Olá, Jéssica.
    Esse é um filme que eu precisaria assistir novamente. Porque depois que terminei fiquei sem entender foi nada hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil,te entendo rs, tive que volta algumas vezes o filme pra conseguir entender.
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá! Eu não assisti o filme ainda, mas tem uma premissa interessante. quero poder conferir em breve. Gosto do trabalho destes atores. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, eu também gosto dos autores. Quando você for assiste espero que você goste.
      Beijos!

      Excluir
  5. Olá!
    Acredita que eu não conhecia o filme?! pois é.
    Não conhecia e amei demais a sua resenha, anotando a dica para assistir hoje a tarde já que está frio e hoje é um dia que vou conseguir tirar a metade para ter uma folga.
    beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nunca vi o filme, mas ele é basicamente um clássico. O pior de tudo é que eu sempre tive vontade de assistir kkkkkk
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, menina, tá esperando o quê? Você amar tenho certeza😍.
      Beijos!

      Excluir
  7. Amei a resenha. Esse filme é um espetáculo e eu sempre acho que se fosse eu, escolheria esquecer os momentos também.
    Eu tinha lido uma vez que as cores do cabelo da Clementine eram a fase que ela estava no relacionamento, e eu achei muito perspicaz.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tayane, séria ótimo ir em um clinica e apaga momentos ruins.
      Beijos!

      Excluir
  8. Assisti esse filme uma vez e achei bem chato, não gostei.
    Tenho que assistir novamente, dar uma chance e ver o que acho agora haha.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, na primeira vez que assiste não conseguir entender nada com nada. Depois que passaram 5 anos resolve assistir novamente e amei foi a melhor escolha. Talvez agora você não ache tão chato.
      Beijos!

      Excluir
  9. Oiee, então, desculpa pela demora de vir ao seu blog. Agradeço pelas suas visitas, obrigado querida!

    Então tá, eu gosto de filme que tenham esses dois atores, mas, esse filme assisti esse filme, mas realmente parece interessante, sim, eu pagaria várias partes da minha memória, e, se fosse pra desconhecer algumas pessoas eu também faria haha. Beijos querida!

    ResponderExcluir
  10. Oi Jéssica
    Já tem um bom tempo que vi esse filme, e gostei bastante, deu até vontade de ver novamente *-*
    Adorei a sua resenha

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  11. Todo mundo fala super bem desse filme. Ainda não assisti, mas já anotei. Preciso assistir urgente.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir

Gostou do conteúdo? Me conta aqui nos comentários vou adorar saber!