Crítica Literária | O Pequeno Príncipe - Antoine Sait-Exupéry
O pequeno Príncipe é um livro incrível que vem encantando gerações. A estória ser inicia com um piloto que cai com seu avião no deserto do Saara, assim que amanhece, ele encontra um menininho com cabelos lourados chamado O Pequeno Príncipe. O menininho faz um pedido inusitado para o piloto pedindo que o piloto desenhasse um carneiro. Ele diz ter vindo de um planeta distante e pequeno.
A trama gira em torno do Pequeno Príncipe, o garotinho que saiu do seu planeta para conhecer novos mundos e conhecer também os que habitam. Umas dessas aventuras ele foi para na terra do Saara onde vocês já sabem lá ele encontrou um piloto tentando consertar seu avião que tinha caído. Enquanto piloto tenta conserta seu avião os dois criam forte laço de amizade.
"Todas as pessoas grandes foram um dia crianças, mas poucas se lembram disso".
O Pequeno Príncipe é garotinho muito comunicativo, curioso e sábio. A amizade, entre príncipe e o aviador é tão pura linda não nem como não se emocionar com esse livro que é tão mágico. O livro traz muitos ensinamentos em frases curtas que deixa marcas de uma maneira calma e suave. O Pequeno Príncipe me marcou profundamente cada frase que eu lia meu coração era preenchido de ensinamentos sábios que toca sua alma.
O escritor Sait-Exupéry, nasceu em Lyon, na frança em 1900, foi terceiro filho do conde Sait-Exupéry e da Condessa Marie Fascolombe. Deste muito cedo foi incentivado pela sua mãe a escrever. Além de um escritor também foi ilustrado e um aviador aristocrata francês. Durante a Segunda Guerra Mundial Saint-Exupéry foi exilado para América do Norte. Entre o caos e a destruição da segunda guerra e sua saúde fragilizada, ele ainda conseguiu produzir metade das suas obras. Sait-Exupéry desapareceu misteriosamente em uma missão secreta na África julho de 1944 deste então foi mais visto. Os restos do seu avião foram encontrados somente em 2004, mas seu corpo nunca foi encontrado.
"As pessoas solitárias porque constroem muros ao invés de pontes."
O livro é cativante e emocionante, um livro que te mostrar a importância de aproveitar a vida com mais simplicidade. O livro é infantil para as crianças que estão em nós. Entendeu né? Muitas vezes esquecemos de olhar esse lado tão puro inocente e cheios de sonhos vivos na memória. Este livro é um clássico, foi escrito por volta de 1943, pois a obra "Le Petit Prince" tudo indica que foi pela sua experiência de aviação no Saara. O livro foi traduzido para mais de 250 idiomas e o mais lido foi na França. O livro é incrível recomendo a todos que tem alma de criança.
Ficha Técnica
Titulo: O Pequeno Príncipe
Autor: Antoine Sait-Exupéry
Editora: Lafonte
Número de pagina: 96
Gênero: Conto de fadas, Literatura infantil, Fábula, Novela, Ficção especulativa
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Sinopse: Pequeno Príncipe – Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ele diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. Com essa história mágica, sensível, comovente, às vezes triste, e só aparentemente infantil, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry criou há 70 anos um dos maiores clássicos da literatura universal. Não há adulto que não se comova ao se lembrar de quando o leu quando criança. Trata-se da maior obra existencialista do século XX, segundo Martin Heidegger. Livro mais traduzido da história, depois do Alcorão e da Bíblia, ele agora chega ao Brasil em nova edição, completa, com a tradução de Frei Betto e enriquecida com um caderno ilustrado sobre a obra e a curta e trágica vida do autor. até a próxima!
4 comentários
Oi, Jéssica!
ResponderExcluirLi o livro há muitos anos e gostei muito na época, mas confesso que não me lembro muito bem dos detalhes haha. Preciso fazer uma releitura urgente! Amei sua resenha e impressões sobre a obra.
Estante Bibliográfica
Oii, muito obrigada. Boa leitura para você☕😊
ExcluirBeijos!
Oie, lembro que amei a leitura quando era criança, e hoje não lembro de quase nada, apenas as referências. Tenho a impressão que a obra me trará muitas reflexões quando eu fizer uma releitura.
ResponderExcluirBjs
Imersão Literária
Oi Leyanne, fico muito feliz que vai Fazer uma nova releitura desse livro incrível.
ExcluirBeijos!
Gostou do conteúdo? Me conta aqui nos comentários vou adorar saber!