Crítica | Cafarnum

Zain (Zain Al Rafeea) e Yonas (Boluwatife Treasure Bankole)
Crédito: Prime Video/Divulgação 

Zain, um menino de doze anos que foi condenado a cinco anos na prisão. O garoto não pensar duas vezes entrar na justiça contra os seus próprios pais por ser tão negligentes, abusivos e eexploradres. O Zain culpa seus pais por tudo que aconteceu com ele e com seus irmãos. No meio na trama a diretcra e roteirista Nadine Labaki está atuando sendo advogado do Zain. O filme é temporal de aproximadamente 1 ano.

Zain e seus irmãos vão para rua vender uma espécie de bebida enquanto seus pais ficam em casa. Todos vivem em uma espécie de cortiço de 2 ou 3 cômodos todos amontoados, uns em cima dos outros na cidade do Líbano. As crianças não frequenta a escola como deveria, mas todas estão matriculadas porque os pais têm direito uma bolsa do governo ser as crianças estiverem matriculada na escola. A família sobreviver com bolsa do governo que recebem e as vendas de bebidas.

A situação começa toma rumo diferente quando uma de sua irmã começa menstruar pela primeira vez. Algo natural na vida de toda garota e alegrias para muitas famílias. Para o pequeno Zain isso não é nada bom. Afinal, isso significa que ela era uma mulher. Para seus pais abusivo isso era negócio quem fizesse uma ótima oferta para tê-la como esposa ele vendia sua própria filha, foi assim que aconteceu a pobre menina foi vendida a força.

Zain (Zain Al Rafeea) Crédito: Prime Video/Divulgação

Em meio disso Zain fugir sem destino, até que seu caminho ser cruzam com o de Rahil, uma refugiada etíope vive de forma clandestina no libanês. A Rahil trabalhar como garçonete, cozinheira e faxineira, no parque de diversões, ao mesmo tempo, tentar cuidar de seu filho, ainda bebê. A Rahil fica com pena do Zain sozinho sem rumo, resolve levar ele para sua casa e divide o pouco de comida que tem com pobre menino. Além disso, o garoto cuidará do bebê enquanto Rahil vai atrás serviços para garantir dinheiro suficiente para comprar um passaporte e partir para Europa.

Temas Importante
O filme aborda temas importante como o abandono familiar, violência caseira, abuso sexual, dificuldades dos imigrantes e entre outras questões que deixar qualquer pessoa abismado com a situação caótica. O filme Cafarnum foi indicado algumas vezes e conseguiu alguns prêmios por ser tão comovente e realista abordando temas tão atuais. Foi muito merecedor a indicação do Oscar de 2019.

Elenco e Personagens
O ator mirim Zain (Zain Al Rafeea)
 me surpreendeu na sua atuação e foi seu primeiro papel na drama. Além disso, ele ganhou o Prêmio do júri no Festival de Cinema de Cannes de 2018Yonas (Boluwatife Treasure Bankole) é o bebê que conquistou muito seu público por ser tão fofo, até momento não tem mais informação sobre o autor Mirim. A Rahil (Yordanos Shiferaw) fez uma esplêndida atuação fazendo uma refugiada e mãe do Yonas, até momento não mais informação sobre atriz.
Zain (Zain Al Rafeea) e Sahan (Cedra Izam)
Crédito: Prime Video/Divulgação 

Curiosidade sobre cidade de Cafarum 
A cidade de Cafarnuma fica localizada no norte de Israel, no Oriente Médio, conhecida como mAr da Galileia, o maior lago de água doce do país. A cidade também é conhecida por ser a cidade de jessus, muitos acreditam que ele teria morado por lá por muito anos e teria feito realizações de diversos milagres, como a cura da sogra de Pedro, a cura de um paralítico e um exorcismo. o significo de Cafarnum "lugar em que há tumulto ou desordem".

O filme foi incrível! Um drama sensível mostra um lado que muitas crianças que vem de um lar desestruturado estão vivendo na miséria com pais aproveitadores. O descaso da política pública da falta de investimentos na Educação e cultura, é algo lamentável, tiram o que a mais de puro em uma criança sua própria inocência. Enfim, Cafarnum é um filme com realidade nua e crua que vai mexe com seu emocional. 


Ficha Técnica 

Título: Cafarnum

Diretor: Nadine Labaki

Roteiro: Nadine Labaki

Gênero: Drama

Data de lançamento:  16 junho de 2019 (mundial)

País de origem: Líbano

Classificação:  16 anos

Avaliação:  ⭐⭐⭐⭐⭐

Sinopse: Aos doze anos, Zain (Zain Al Rafeea) carrega uma série de responsabilidades: é ele quem cuida de seus irmãos no cortiço em que vive junto com os pais, que estão sempre ausentes graças ao trabalho em uma marcearia. Quando sua irmã de onze é forçada a se casar com um homem mais velho, o menino fica extremamente revoltado e decide deixar a família. Ele passa a viver nas ruas junto aos refugiados e outras crianças que, diferentemente dele, não chegaram lá por conta própria.

You Might Also Like

6 comentários

  1. Oieee, tudo bem? Nossa não acredito que ainda não assisti a esse filme e pelo que você falou ele é bem emocionante e vai nos cativar mesmo Zain ainda sendo muito novo.
    Amei a indicação.
    Beijinhos, Tham
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse filme, mas adorei essa dica. Já anotei!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  3. Este filme parece ser bastante intenso.Já deixei anotado aqui para eu assistir depois.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, prepare-se para emocionar com a história do menininho.
      Beijos!

      Excluir

Gostou do conteúdo? Me conta aqui nos comentários vou adorar saber!