[Resenha do livro] A Paciente Silenciosa - Alex Michaelide

 Oi leitores! Como vai vocês? 

Hoje trago a resenha da “A Paciente Silenciosa”. É um trilher de tirar o fôlego me surpreendeu do começo ao fim. O livro é narrado em primeira pessoa  que é um terapeuta. A narrativa é simples mais é eficiente.

                   Alice será capaz de falar tudo que aconteceu? 

Título: A Paciente Silenciosa

Autor: Alex Michaelide

Editora: Record

Gênero: Suspense

Número de páginas: 350

Nota:🔫🔫🔫🔫🔫

Sinopse: Um assassinato, uma verdade oculta. As raízes do silêncio são muito mais profundas do que se pode imaginar. Alicia Berenson escreve um diário para colocar suas ideias em ordem. Ele é tanto uma válvula de escape quanto uma forma de provar ao seu adorado marido que está bem. Ela não consegue suportar conviver com a ideia de que está deixando Gabriel preocupado, de que está lhe causando algum mal. Alicia Berenson tinha 33 anos quando matou seu marido com cinco tiros. E nunca mais disse uma palavra. O psicoterapeuta forense Theo Faber está convencido de que é capaz de tratar Alicia, depois de tantos outros falha mistéfio e ela falar, ele será capaz de ouvir a verdade?

Resenha: Alice Berenson é uma pintora muito talentosa estava casada já  fazia 7 anos com gabriel. Gabriel é um renomado fotografo de moda. Ele tinha um estilo em próprio de  fotografava mulheres semiesqualidas e seminuas sob ângulos estranhos e nada favoráveis. Eles viviam  aparentemente  felizes tinha uma vida estável…Até que Alice mata seu proprio marido disparando 5 tiros contra o rosto dele deixando-o irreconhecível. Ela foi encontrada na mesma sala que o corpo de Gabriel que estava sentado em um cadeira por fios que atavam seus tornozelos e seus punhos.Tudo que parece que Alice deve uma frustrada tentativa de suicídio.

Gabriel tinha 44 anos quando foi cruelmente assassinato a sangue frio. Foi morto no dia 25 de agosto - num verão particulamente quente a mais quente daquele ano com o registro de alguma temperatura mais altas jamais vista. No dia seguinte, Alice não disse uma palavra todos especulava-se que seu silêncio não passava de fingimento uma espécie de enganação para enganar o júri o seu silêncio deu certo porque Alice escapou de uma longa sentença de prisão. Entretanto todos achavam que depois da sentença que Alice ia figir a sua recuperação ao poucos pra ninguém desconfia, mas pra surpresas de todos isso não aconteceu. Semanas após semanas, mês após meses, até que anos se passaram e Alice Berenson continuava sem falar uma palavra sequer.

“Sempre achei que o medo era uma sensação fria, mas não é; ele queima que nem o fogo.”

 O psicoterapeuta criminal (ou forense) Theo Faber é fascinado pelo mistérios da Alice Berenson deste o começo ele já  sentiu uma profunda empatia por ela. Ele  gostaria de ajudar Alice a conta a sua história e se cura. Agora surgiu uma varga no grove de onde Alice está internada. Ele não pensar duas vezes em candidata a vaga de psicoterapeuta forense. Theo se considerava a pessoa ideal para ajudar Alice ele dizia que: “ Alice emperrou e ficou imobilizada, como um carro com defeito”. Ele gostaria de contribuir para fazê-la da a partida novamente. Será que Theo Faber será capaz de cura Berenson?

Confesso que eu me interessei mais pelos trechos narrados pela Alicia, do que pelo Theo. O suspense desenvolvido em A Paciente Silenciosa não é nada inovador se você está esperando algo inovador, então esse livro não é pra você. De fato fiquei curiosa para saber o que tava acontecendo deste o início. Achei genial o autor ter usado a mitologia grego. Esse é o primeiro livro do  autor Alex Michaelides, ele é especializado em roteiros cinematográficos, A paciente silenciosa entra facilmente para aquele  livros escritos que tornaram Filme. Ele criou exatamente isso uma história perfeita  para se tornarem filmes.

A história em si é bastante  interessante. Fiquei me perguntando se podemos confiar em todas as  informações que nos é passados. O livro com certeza deixou muitos  leitores com dúvidas pairarem no ar mostrando atitudes suspeitas de terceiros. O Mistérios da Alice arrasta por muito tempo para um caminho obscuro. A vida da Alice como raízes que quando mais profundo o Theo Faber mais coisas estranhas aparecem.

“A verdade é que todo mundo tem medo. Um verdadeiro pavor uns dos outros. Eu tenho pavor de mim mesma, e da minha mãe em mim.”

O livro é realmente hipnotizante fica difícil parar de ler. O livro está cheio de muitas referencias da psicologia. O theo está sempre analisando os personagens. O que me surpreendeu no livro é que ele balanceou muito bem o mistério com a drama. A trama foi  desenvolvida de uma maneira interessante. Ao longo da história , temos dois principais personagens  e é através deles que conhecemos a história. Esse quebra-cabeça da história fez com que eu mergulhasse em uma mistura de sensações. Aos poucos vamos montando desses quebra filmes.

Alice é uma personagem bem construida, ao longo dos capítulos vamos conhecendo mais sobre ela através do seu diário e também pelo seu psicoterapeuta Theo, que por sinal ele me pareceu muito interessado até demais no caso da Alice uma espécie de obsessão para o psicoterapeuta. O theo tem uma bagagem  mal resolvida seu casmento é um fracasso, é bem visível que isso o afeta a saúde emocional e mental dele. Eu gostaria de ter mais informações sobre o gabriel, o pouco que sabemos dele é através do Diário da alice e é bastante raso. Os outros personagens são apenas figurante.

A Paciente Silenciosa é um bom thriller, mas não excepcional. Tem um bom enredo instigante envolvente. Provavelmente adaptação já foi confirmada pela Annapurna Picture e Plan B. O que nos resta é aguarda essa obra. Eu acredito que alguns leitores podem sentir lentidão na trama, mas não se preocupem as coisas vão acontecer,  mas vocês leitores tem que fica atenta (o) as pistas. A  escrita do autor também é incrível, muito fluída. A edição da  capa é está bem explicativo. A cada leitura vamos tentando desvendar o real motivo trás dessa trama. O final  me pareceu apressado, mesmo assim foi um final surpreendente não estava esperando esse final cheio de reviravoltas. Certamente vale a pena ler. 

Beijos, e até a próxima!

You Might Also Like

30 comentários

  1. Oi, Jéssica! Tudo bom?
    Eu lembro de ter visto muito desse livro na época do lançamento, mas como saiu junto com um monte de 'garota no trem' e 'exemplar' e etc, acabei perdendo o hype UHUHSAUHSAUHSAUH
    Algum dia vou tentar ler, mas no momento não tenho tanta vontade.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. A primeira vez que vejo falar sobre esse livro, já quero lê, tenho uma fascinação sobre esses suspense, gostei muito da sua resenha. Beijos flor!

    mulhernovaera.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico feliz em saber que você gostou☺. Boa leitura pra você.
      Beijos!

      Excluir
  3. Esse livro divide opiniões, porque eu vejo gente tanto amando quanto odiando por causa do final
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii,também já vir muitas resenhas de pessoas que gostaram e odiaram o final.
      Beijos!

      Excluir
  4. Não tinha visto nada sobre esse livro ainda, mas adorei a resenha.
    Acho que se não tivesse uma lista gigante pra ler esse ano, eu leria.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, ah, que pena, quem sabe na próxima não é mesmo?
      Beijos!

      Excluir
  5. Amei a resenha. Eu fui ler o livro ano passado e odiei a lentidão do começo e em como o Theo ficava narrando tudo e acabei desistindo da leitura. Peguei um tempo depois para ler de novo, e fiquei tão envolvida na leitura que terminei de ler bem rápido. Esse livro é bem a cara do 'nunca julgue um livro'.
    Já quero ver a adaptação
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tayane, que bom que você não desistiu de lê-lo. To ansiosa para assistir o filme.
      Beijos!

      Excluir
  6. Que livro com enredo interessante. Acho que já tinha ouvido falar do nome do livro, mas não sabia do que se tratava. Fiquei interessada em ler e já anotei aqui.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, fico animada em saber que você gostou do livro.
      Beijos!

      Excluir
  7. Olá, Jéssica.
    Eu li esse livro na época do lançamento e gostei bastante da proposta. Fui enganada confesso. Mas não dei nota máximo porque não gosto de finais abertos como esse.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi Jéssica, tudo bem?
    Ontem mesmo eu vi esse livro na Lojas Americanas e fiquei pensando em leva-lo para casa, mas acabei optando por outro, pois eu ainda só tinha lido uma resenha sobre a Paciente Silenciosa e ela foi negativa. Que bom que a sua experiência com o livro foi positiva, fiquei com vontade de conhece-lo, acho que ainda dá tempo de voltar lá na Lojas Americanas e comprar o único exemplar que tinha, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, fico feliz em saber😊. Espero que você tenha uma ótima leitura.
      Beijos!

      Excluir
  9. Olá, Jess. Tudo bem?

    Eu gostei muito deste livro. Li na época do lançamento e até hoje tô esperando essa adaptação, só que o Brad Pitt não me ajuda! hahahah

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, realmente pelas minhas pesquisas está demorando demais.
      Beijos!

      Excluir
  10. Oi Jéssica,
    Eu gostei do livro, mas para mim, o hype atrapalhou.
    Esperava algo UAU, um grande plot twist e foi só... ok.
    Não é ruim, mas não achei sensacional como muitos o venderam.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandra, concordo com você. A paciente Silenciosa é bom mas não é excepcional.
      Beijos!

      Excluir
  11. Oi!
    Não tenho o hábito de ler thrillers, mas achei muito interessante o fato de ele ser narrado pela terapeuta, pois recentemente li um livro com uma protagonista estudante de psicologia e achei muito interessante a leitura.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Jéssica,

    Eu fui surpreendida com as reviravoltas do livro e ele me enganou direitinho. O Final aberto foi bom, mas eu esperava algo mais fechado ou conclusivo.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, confesso que me surpreende também pela reviravolta. O final eu já esperava que ficasse aberto.
      Beijos!

      Excluir
  13. Já vou deixar anotado na minha lista para ler posteriormente.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá! Tudo bem?
    Confesso que fico ainda na dúvida se irei ler o livro, são tantas resenhas e opiniões diferentes que fico mega indecisa. Eu gosto da premissa do livro e da forma como você abordou a história. se eu ler te conto como foi a minha experiência.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, te entendo amiga rs, se você decide lê-lo me conta o que você achou, vou adora saber.
      Beijos!

      Excluir
  15. Oi
    Já comprei esse livro, mas ainda não li, ele está na fila de leitura, e confesso que estou bem curiosa pra saber mais sobre essa trama. Gosto muito de um bom thriller.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata, também gosto muito de um bom trilher. Espero qur você goste de lê-lo.
      Beijos!

      Excluir

Gostou do conteúdo? Me conta aqui nos comentários vou adorar saber!