Crítica Literária | Vitorianas Macabras - Marcia Heloisa

Vitorianas Macabras comprova que o sangue é cor-de-rosa. Os contos aqui reunidos oferecem uma oportunidade única de descobrir que histórias de medo sempre foram coisa de mulher.


 A era vitoriana tem esse nome por conta do período do reinado da Rainha Vitória, no Reino Unido. Compreendido de junho de 1838 a janeiro de 1901, em meados do século XIX. Todos sabemos que Era Vitoriana foi um marco na história da Inglaterra e também no mundo. De um lado temos, o conservadorismo, a repressão e a subserviência. De outro, as transformações científicas, sociais e tecnológicas. O povo da era vitoriana Vibrava com os acontecimento da Inglaterra que era o centro dos acontecimentos da Europa. Os contos aqui relatados acabam refletindo sobre palco muito bizarro e obscuro da era vitoriana. As mulheres daqui fogem do conservadorismo o conto apresentados aqui são um total de trezes contos de autoras que viveram na era vitoriana

No entanto, a rainha Vitória não estava destinada a ser rainha. Seu pai, que era o príncipe Eduardo, Duque de Kent, era o quarto filho do rei George III. Entretanto, seus três tios não possuíam filhos legítimos e quando Vitória nasceu, ela passou a ser a quinta na linha de sucessão ao trono. Enquanto ela crescia, a sua mãe e seu secretário, John Conroy,Tinha um plano de continuar influenciando a herdeira quando esta subisse ao trono. Tentaram forçá-la, inclusive, a assinar um documento no qual nomeava Conroy como seu conselheiro principal, mas ela se recusou a assinar. A vitória assumiu o trono com 18 anos a crianção foi bem rigorosa e restritiva por parte de sua mãe. Ela conheceu um primo distante, queera o príncipe alemão Albert de Saxe-Coburg-Gotha, se apaixonou, casou-se e com 21 anos. e com ele teve seus nove filhos. 

"A voz dessas autoras é única, suas vidas são o verdadeiro assombro diante da grandeza de suas obras até então esquecidas"

 

Após  alguns anos de casada, seu marido veio a falecer. Isso a deixou completamente devastada que levou ao um  luto profundo. Então ela decidiu que seguiria tudo como se ele ainda estivesse vivo, entao tudo permaneceu tudo igual até mesmo empregados continuavam  a levando comida até em seu próprio quarto. Isso nao é loucura.?. Por mais que a rainha fosse uma figura poderosa que estava no comando de uma nação. ela sempre ser manteve conservadora. A vitória achava um absurdo uma mulher se interessar pela político, ela pensar que lugar de mulher era literalmente em casa com seu marido e filhos fazendo trabalhos domésticos. 

A Rainha passou a ser chamada  "Viúva Windsor" a pós a morte de seu maridoNo século 19 era algo comum as pessoas morrem jovens só para ter uma ideia as expectativa de vida de homens de classe média era em torno dos 45 anos, enquanto os operários  mal chegavam aos 30 anos de idade. Já  as mulheres que costumavam morrer em seus anos férteis, dos 20 aos 40 anos, e as crianças que muitas vezes nasciam mortas ou não sobreviviam aos primeiros anos de vida. Uma triste realidade na época. 

As mulheres que estão  representada aqui nesse livros, são autoras inéditas, são escritoras da era vitoriana e trazem um traço impressionante sobre a época. As histórias contada aqui são das escritoras Charlotte Brontë, H.D. Everett, Vernon Lee, Rhoda Broughton, Charlotte Riddell, Edith Nemuitleitores com seus escritos. A cada conto escrito aqui tem uma imagem da autora com uma pequena biografia e a seguinte pagina um conto sinistro e bem macabro. Já  tenho os meus preferidos que são:

- A Porta Sinistra (Charlotte RBaldwin)   Um rapaz com mania de grandeza aceita a missão de investigar o mistério de uma porta que não se fecha em uma mansão tida como mal-assombrada.


- O mistério do elevador (Louisa Baldwin)
Entre as idas e vindas de um elevador, o ascensorista de um hotel de luxo descobre que nem todos que entram são o que parecem.

- O conto da velha ama (Elizabeth Gaskell)
Revive os acontecimentos sinistros de uma mulher que foi morar com uma criança em uma mansão assombrada por eventos trágicos do passado.
Não podemos esquecer de mencionar Rainha Vitória também entrou para a história por ser a primeira mulher a publicar um livro, escrito e ilustrado por ela. Leaves from the Journal of Our Life in the Highlands (Folhas do diário da nossa vida nas Highlands) A publicação se tornou o extremamente popular, sendo considerado como "literatura de massa”. A  Rainha Vitória se tornou um símbolo naquela era, inspirando acabou inspirando toda uma geração de mulheres que aspiraram a se tornarem  escritoras.


"Por que enxergamos apenas subserviência, quando muitos vitorianos combateram a opressão política e social e provocaram mudanças profundas, na Inglaterra e no mundo? E, em uma era que nos deu tantas mulheres formidáveis, por que reverenciamos apenas os homens?"

 

A edição na minha  humilde opinião está incrível, a  capa é dura tem uma ilustração linda  e corte de páginas em preto tem a famosa fitinha com cor vermelha. O trabalho interno esta maravilhoso com muitas imagem voltadas para o período que retrata, "Era Vitoriana". Tem muito mais informações sobre a rainha vitoriana. No finalzinho do livro,  há  um  extra com um pouco mais da era vitoriana é compartilhado, o costumes e locais com acontecimentos bizarros naquela época. 

O livro é bem complexo, a editora DarSide está de parabéns por essa obra. Converso que fiquei perplexa por todos os contos relatado aqui são escritos por mulheres que viveram na era vitoriana. Achei incrível por se figura feminina tão moderna já naquela época, sempre ouvimos muito se fala sobre os homens que fizeram história, mas nunca imaginamos que mulheres naquela época estava fazendo sua própria história, e enfrentando sua batalha em nome da sua autonomia e dependência  perante a sociedade.  Se você gosta de terror e suspenses, é bem provável que você ame esse livro assim como eu amei em ler. Com a profundidade do terror psicológico; “O Conto da Velha Ama”, de Elizabeth Gaskell, e “O Mistério do Elevador”, de Louisa Baldwin, apresentam fantasmas memoráveis; já em “A Janela da Biblioteca”, Margaret Oliphant traz um ensaio melancólico sobre o fantasma da solidão.

Técnica Ficha

Título: Vitorianas Macabras
Autora: Marcia Heloisa
Editora: Darside
Gênero: Horror
Número de páginas: 384
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
Sinopse: Macabra é novo selo da DarkSide® Books pronto para trazer à vida obras assustadoras de autoras e autores transgressores e macabros perdidos no tempo. A Era Vitoriana foi um marco na história da Inglaterra e também no mundo. De um lado, o conservadorismo, a repressão e a subserviência. De outro, as transformações científicas, sociais e tecnológicas. Muito se fala sobre os homens que fizeram história naquela época, mas as mulheres também estavam travando suas próprias batalhas, desafiando convenções em nome da independência e da autonomia. Para enaltecer as mulheres ilustres que prestaram uma contribuição formidável à literatura — e reparar a injustiça histórica que por séculos reverenciou apenas os homens —, a DarkSide® Books e a Macabra Filmes orgulhosamente apresentam a antologia Vitorianas Macabras. Organizada em parceria com Marcia Heloisa — doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense (uff), também responsável pela tradução e já conhecida pelos darksiders por seu exímio trabalho com Bram Stoker e Edgar Allan Poe, na linha Medo Clássico —, a coletânea apresenta treze histórias escritas por autoras que, assim como nós, foram cativadas pelo medo e por tudo aquilo que é sobrenatural. Verdadeiramente assustadoras, as histórias desta antologia foram ecoadas em contos e romances publicados nos séculos seguintes, uma proeza e influência que apenas as tramas mais poderosas poderiam conseguir. Aqui, o medo se manifesta de diversas maneiras, todas elas terríveis, impressionantes… e difíceis de esquecer. Não vamos contar todos os segredos, mas aqui vai um gostinho do que está por vir: “A Prece”, de Violet Hunt, é uma espécie de avô de Cemitério Maldito; o perturbador “Onde o Fogo Não se Apaga”, de May Sinclair, reproduz a tensão dos slashers com a profundidade do terror psicológico; “O Conto da Velha Ama”, de Elizabeth Gaskell, e “O Mistério do Elevador”, de Louisa Baldwin, apresentam fantasmas memoráveis; já em “A Janela da Biblioteca”, Margaret Oliphant traz um ensaio melancólico sobre o fantasma da solidão.

You Might Also Like

23 comentários

  1. Oie,
    Não conhecia esse livro ainda mas de cara já me apaixonei pela premissa! Não tenho costume de ler nada de terror, mas imaginar histórias macabras escritas por mulheres já me deixou muito animada. Coloquei na lista pra sair da zona de conforto do melhor jeito!

    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha. A Darkside é incrível nas edições e esse livro parece ser impecável.
    Fiquei super com vontade de ler
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tay, sim, como sempre darkside fazendo um trabalho impecável. Espero que goste de lê-lo.
      Beijos!

      Excluir
  3. Eu sou doida para ler esse livro. Sou uma fã da editora, mas estou a algum tempo sem comprar livros. Gostei da resenha e da postagem :)

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, fico feliz em saber que você gostou da postagem.
      Beijos!

      Excluir
  4. Oie!
    Não sou fã de contos, mas as vezes alguns chamam minha atenção haha
    Quem sabe esse não é um desses né?
    E a edição está linddaaa! Compraria só para ver na minha estante kk
    Beijos

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu amo todos os livros da Darkside eles fazem um ótimo trabalho.
      Beijos!

      Excluir
  5. Meu Deus amiga fiquei apaixonada pelo livro!!! Quero muito! <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Esse livro já está na minha lista de futuras compras :)
    Todos os livros da DarkSide são maravilhosos, tenho vários livros deles e são sempre muito caprichados ;)
    ps: gostei do seu blog e estou te seguindo

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amo todas edições da darside. Fico muito feliz em saber que você gostou do meu blog e deseja muito bem-vinda.
      Beijos!

      Excluir
  7. Olá, amo todas edições da darside. Fico muito feliz em saber que você gostou do meu blog e deseja muito bem-vinda.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Acredito que seja um livro de leitura arrepiante. Confesso que gosto de livros mais leves de ler.
    Gostei do blogue. Fiquei seguidor
    .
    Feliz fim de semana
    Cuide-se
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  9. Oi Jéssica,
    Eu não sou fã de terror, então não fico muito animada com esses livros da Darkside, já vi uma resenha positiva dessa obra, mas como não faz tanto meu estilo, acabei deixando a dica passar...
    Mas a edição é linda demais!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Jéssica.
    Fiquei foi fascinada por toda a história da Rainha Vitória. Acho que nunca li nada sobre a vida dela. Mas quanto aos contos acredito que não lerei. Não sou tão fã assim de histórias macabras hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi! O livro parece ser bem interessante e a edição linda demais, como sempre são os livros da editora. Dica anotada. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Gosto de histórias que se passam na época vitoriana, mas histórias macabras não é algo que funciona para mim, mas fiquei curiosa com a história O Mistério do Elevador.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Ei, Jéssica, tudo jóia? Eu ainda não li nenhum livro da Darkside, apesar de achar a maioria das capas lindíssimas, como é o caso dessa. Mas tenho vontade de ler um ou outro livro, eu não sou a maior fã de suspense e terror, mas essa obra parece trazer um ótima coletânea de contos assustadores e que bom que a leitura lhe agradou!


    Books House

    ResponderExcluir
  14. Nossa a Darkside arrasou muito nessa edição! Eu nunca tinha entendido bem o que se tratava o livro e sua resenha foi bem esclarecedora
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  15. Oi Jéssica,

    As edições da Darkside são maravilhosas mesmo.
    Confesso que sou meio medrosa, por isso vou deixar passar hahaha. Mas dá vontade de ter o livro só pela edição.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Sabe que eu ainda não li nada da editora? Eu comprei aquele Kiss of Deception mas até agora não me arrisquei por ele
    MAS achei interessante a premissa e em como valeu a pena
    Quem sabe não começo por ele na editora? ;)

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  17. olá tudo bem ?
    olha eu ainda nao tive a oportunidade de ler esse livro mais confesso que estou namorando a algum tempo esse livro e estou super curiosa pra ler , e a temática e bem interessante espero conseguir ler em breve.
    bjs

    https://padawaanliteraria.blogspot.com/#

    ResponderExcluir

Gostou do conteúdo? Me conta aqui nos comentários vou adorar saber!