Crítica Literária | O Colecionador De Lágrimas - Augusto Cury
Todos os livros Augusto Cury são incríveis, mas para quem não conhece os livros dele tem um certo preconceito, esse é um livro que ao ler não tem como não gostar. O Colecionador de Lágrimas, é um livro de história e ficção. Nesse livro traz a história da Segunda Guerra Mundial, o ataque dos nazistas contra os judeus e nada do que o autor escreveu sobre quem foi Hitler é inventado. A parte fantasiosa, é baseado em torno do protagonista Júlio Verne
Júlio Verne é um psicólogo formado que deixou a sua profissão para dar aulas. O Júlio tornou-se professor especialista em nazismo e Segunda Guerra Mundial. Um homem inteligente, reservado e culto, começa a ter as suas noites com pesadelos terríveis, vivenciando situações em que acorreram na Segunda Guerra Mundial como se ele estivesse vivido naquela época.
"Existe a solidão de ser socialmente abandonado, a de ser abandonado por nós mesmos e a solidão imposta pelo pensamento virtual, que é à qual me refiro e que o senso comum não percebe. Estamos próximos e infinitamente distantes de tudo. Essa solidão gera uma ansiedade vital que movimenta os fenônemos psíquicos para produzir diariamente uma imensa quantidade de pensamentos e imaginação para nos aproximarmos da realidade jamais alcançada."
Os personagens que ele encontra no sonho, começa a persegui-lo na realidade, deixando o seu emocional desequilibrado perdendo o seu próprio autocontrole. A sua esposa Katherine já não sabe mais o que fazer para ajudar o seu marido que além dos pesadelos horríveis que ele vem a ter, para surpresa de todos ele vem a receber misteriosas cartas.
O professor aproveita tudo que está acontecendo com ele e começa a orientar os seus alunos, buscando conscientizar e despertar o interesse sobre Hitler. Parte dos seus alunos percebem que não tinha muito conhecimento sobre Hitler e as suas atrocidades. Alguns alunos se tornar cada vez mais incomodado com a postura do professor e se rebelam contra o professor e pedem a reitoria da faculdade que retirem ele da sala de aula.
Júlio com sua fiel companheira e esposa Katherine embarcar numa grande aventura cheia de descobertas. Júlio recebe uma missão de alguns cientistas de ir até à Alemanha hitlerista, através da máquina do tempo com a missão de matar Hitler e impedir o Holocausto. Para facilitar a sua missão, ele seria transportado para a época da infância de Hitler e matá-lo antes de se tornar um sociopata.
"Pontos de mutação da história são curvas existenciais, os nós pelos quais ela se amarra, se desenvolve e se alavanca. Metaforicamente falando, um evento marginal muda um parágrafo da história, mas um ponto de mutação muda um capítulo. Se mudarmos um ponto de mutação, podemos mudar inclusive todo um contexto histórico, quiçá a Segunda Guerra Mundial."
Júlio Verne não aceita a proposta, pois estaria a cometer o mesmo erro de Hitler que assassinou dezena, sem o menor ressentimento, crianças, deficientes mentais, ciganos, eslavos, idosos, judeus, adversários, etc. Júlio Verne resolve transformar a história por meio do ataque a pontos de mutação, sem precisar assassinar o ditador alemão.
O livro tem uma riqueza de detalhes sobre a Segunda Guerra Mundial e Hitler ganha uma versão completa, todos os dados em relação a Hitler foi devidamente marcado a fonte de pesquisa destacada no final do livro. Para todos que queiram saber mais sobre quem foi Hitler e se gosta da temática eu super-recomendo. A diagramação está incrível e o tamanho da letra agradou-me bastante.
Ficha Técnica
Título: O Colecionador de Lágrimas
Autor: Augusto Cury
Editora: Planeta
Número de Páginas: 376
Gênero: Ficção histórica
Segundo volume: Em Busca Do Sentido Da Vida
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Sinopse: Um professor especialista em nazismo e II Guerra Mundial, começa a ter insônia e pesadelos, como se estive vivendo as atrocidades do Nazismo. A partir disso o passado passa a ser vivo para ele. Em um ponto de desatino, sobe na mesa da sala de aula e diz que os alunos são parceiros de Hitler. Sua intenção é, na verdade, provocar a sensibilidade e a curiosidade de seus alunos. Bem quisto por alguns, mas muito criticado e até processado por outros, ele é banido da universidade. Mas fica famoso recebendo diversos convites para conferências enquanto se esconde de um estranho complô nazista que tenta a todo custo assassiná-lo.
2 comentários
Eu li esse livro no ensino médio e amei muito.
ResponderExcluirO Augusto Cury consegue misturar ficção e não ficção tão bem que nem percebemos a linha entre elas.
beijos
https://www.dearlytay.com.br/
Oi, concordo plenamente com você, por isso que admiro as obras desse incrível autor.
ExcluirBeijos!
Gostou do conteúdo? Me conta aqui nos comentários vou adorar saber!