Crítica | Dark
Jonas Kahanwad (Louis Hofmann) e Martha Neilsen (Lisa Vicari) Crédito: Netflix/Divulgação |
A série Dark cheia de aventura, mistérios e descobertas. Eu acredito que já tenha ouvido falar que era parecida com "Stranger Things"? Confesso sinceramente não acho. Entretanto as duas séries tem o mesmo contexto "O Universo Paralelo" existem, mas ambas tem histórias diferente. A série tem o mesmo segmento do começo ao fim sobre construções temporais. Dark é bastante complexa demais e, talvez alguns telespectadores tenha dificuldade de compreender essse tamanho de complexidade deixando assim, parecer confuso. Sobretudo a série forma também nos drama de cada personagens que prende nos na historia. O cenário sombrio da série é o que mais gosto, por que o clima se envolve perfeitamente nos dram dos personagens.
O sumiço Mikkel Nielsen
Mikkel Nielsen (Daan Lennard Liebrenz) Crédito: Netflix/Divulgação |
Assim que o Mikkel conseguiu sair da floresta ele vai em direção a sua casa, mas ele tem uma grande surpresa dá de cara com Ulrich Nielsen o seu pai na adolescência (mas ele não sabe) que, tratar muito mal pequeno Mikkel e logo em seguida a parece a sua mãe (Katharina) mais jovem. É nessa hora que o Mikkel ver o jornal com o ano 1986. O Mikkel vai em direção ao trabalho dos seus pais, primeiramente ele vai para escola onde a sua mãe é a diretora e onde os seus irmãos mais velhos Martha e Marcus estudam. Chegando ao seu destino ele Acaba a encontrar sua mãe mais jovem (Katharina) com Hannah que logo mais tarde ela seria sua esposa. O Mikkel não encontrar a sua mãe. E vai em direção a delegacia encontrar o seu pai. Ao chegando lá ele encontra um senhor delegado ele pergunta-o o que ele está fazendo aqui e o pequeno Mikkel fala que tá! procurado o pai Ulrichita Neilsen o delegado fica surpreso mais não leva muito a serio.
"A questão não é onde. A questão não é quem. A questão não é como., mas quando. A cada 33 anos a história se repete."
Mikkel foi mando por hospital porque tinha pequeno ferimento e também espera os seus pais irem buscar ou ser mandado por orfanato. Enquanto isso o Jonas começa descobrir coisas sobre o seu pai (que se suicidou) e descobre um mapa no sótão direto para as cavernas, depois ele recebe uma caixa com itens com uma carta do seu pai ele não pensa duas vezes em ir para as cavernas, chegando em determinado ponto tem duas direção direita e esquerda ele pega a esquerda vai por ano de 1986 o mesmo ano que Mikkel tá! O Jonas encontra o Mikkel sentado ao lado da sua futura avó, sim, foi isso mesmo que ouviu o Mikkel não é nada menos que o Michael Kahnwald o pai do Jonas que ser suicidou-se. Até que surgir um homem encapuçado perto dele que impede ele leva o Mikkel de volta.
Dark é uma série complexa, cheio de mistério, eu sinceramente demorei para entender a história, mas com tempo fui a entender no decorrer dos episódios. Com certeza vai surta no começo, mas fiquem tranquilos, que todos que assiste à série Dark não conseguir entender de primeira, então continue firme e forte que no final vai amar ou odiar.
"O homem é uma criatura estranha. Todas as suas ações são motivadas pelo desejo. Seu caráter é forjado pela dor. Por mais que ele tente suprimir a dor, suprimir o desejo, ele não pode se libertar da escravidão eterna de seus sentimentos."
Elenco e Personagens
Franziska doppler (Gina Stiebitz), Jonas Kahnwad (Louis Hofmann), Bartosz tiedemann (Paul Lux), Martha Neilsen (Lisa Vicari) e Magnus Nielson (christian hutcherson) Crédito: Netflix/Divulgação |
De início achei muito estranho todos os personagens com cara de suspeito e velorio. O principal protagonista Jonas Kahnwald (Louis Hofmann) não me convenceu de primeira demorei um pouco para me costuma com seu jeito meio deprimido, até ai eu entendo a sua condição pela perda de seu pai que se suicidou, mas os demais personagens não tem como entender. O personagem que não gostei nem um pouco foi a Hannah (Maja Schöne) a mãe do Jonas uma mulher totalmente desquilibrada e obcecado pelo Ulrich Nielsen e amiga da Katharina (Jördis Triebel) esposa do Ulrich (Oliver Masucci). A personagem Regina tiedemann (Deborah Kaufmann) que vive no passado me consquitou de uma forma que não sei explica o por que, mas foi personagem que me agradou demais e também Martha Nielsen (Lisa Vicari) do futuro. Além disso, todos os personagens da drama estão sendo bem retratodos em diversas idades com atores diferentes para cada época, e assim deixando nos telespectadores mais confusos ainda.
O drama se passa na cidade Winden na Alemanha. No decorrer dos episódios vamos a conhecer melhor os moradores e as suas vidas duplas e cheias de segredos, fazendo com que criemos laços com os vários personagens, e assim, gerando curiosidade em saber o que realmente está acontecendo na pequena cidade de Winden.
A série é muito intrigante, mas para entender a drama basta presta muito atenção a cada episódio. A série se passar dos anos de 2019, 1986, 1953 e 2053, isso tudo acontece através buraco de minhoca, uma das formas que a física já comentou a respeito da possibilidade de viajar pelo espaço-tempo. O físico alemão Albert Einstein provou que dá para construir uma máquina do tempo que vá até o futuro através da teoria geral da relatividade restrita vai ainda mais longe e sugere como podemos saltar para o futuro, (talvez de um limite de velocidade conservador imposto pela polícia rodoviária interestelar). Para visita… o ano de 2050. por exemplo, só basta fazer uma viagem de alguns minutos a uma velocidade próxima à da luz. Simples não é mesmo?
Curiosidades:
As viagens temporais
O buraco de minhoca na caverna foi aberto por uma explosão vindo das ursinas nuclear winden. Esse acontecimento lembra muito um histórico real — Chernoby. A explosão da usina nuclear que foi na mesma época do acontecimento chernoby.
A tábua de Esmeralda
É um texto que muito acreditar que podem ter sido escrito pelo helenístico Hermes Trismegisto, nesse texto revelam os segredos sobre substância que forma o universo. E acontecimento sobre o universo. A tábua de Esmeralda pode se encontrado numa carta de Aristóteles e Alexandre Grande como grande a descobertas dos "Segredos dos segredos”. Foi o mais lidos da idade média contendo os segredos sobre o universo, por exemplo, astrologia, magias, ciências e medicinas de plantas e minerais, numerologia.
Na série Dark representa as leis do universo tem uma frase ser destaca, por exemplo: "Sic Mundus Creatus Ets" Traduzido para "Assim o mundo foi criado". Aparece em alguns momentos como na porta da caverna e também na costa do Noah.
Uroboros
Significa “aquele que devora a sua própria cauda”. É representado por uma Cobra que come a sua própria cauda. Dark o símbolo é utilizado constante para retratar o estado cíclico das coisas um exemplo é quando Jonas do futuro entra nas cavernas, que podem ser consideradas como um labirinto. Cláudia deixou um fio vermelho marcando o caminho para a direção que ele deveria ir. O fio está preso a um uroboros.
Triquetra
É um símbolo usado no ocultismo, na bruxaria, na magia, na wicca e no cristianismo pode ser representado como santíssima trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) poderia ser considerado como um código segredo dos cristãos. Na ela representa o presente, passado e futuro, e seu ponto indica os momentos em que as diferentes épocas se cruzam, permitindo assim a viagem no tempo a cada 33 anos. Para apagões retrata Grande Mãe, a energia criadora do universo, e as suas três faces: virgem, Mãe e Anciã. Para os cristãos é visto como um símbolo de satânico se podem entender que séria uma versão utilizada dos números 666 é considerado número da besta. Durante as perseguições dos apagões a pessoa acusada de se apagões deveria desenhar triquetra na mão e se completasse o desenho ela era considerada verdadeiramente cristã. Dá para entender Noah é um ser maligno disfarçado como algo superior. Noah tinha apenas um objetivo queria poder de controlar o presente, passado e futuro.
A série é bem interessante, nos revela ideias científicas, filosóficas e religiosas, e nos traz pensamentos e questionamentos mentais e éticos. O final não foi muito surpreendente, mas enfim, a série é ótima, e prende muito a atenção da gente do começo ao fim. Super-recomendo para quem é fã de ficção científica.
Ficha Técnica
Título: Dark
Direção: Baran Bo Odar
Gênero: Drama | Mistério | Ficção Científica | Fantasia | Suspense | Romance
Primeiro episódio: 1 de dezembro de 2017
Episódio final: 27 de junho de 2020
País de Origem: Alemanha
Classificação: 16 anos
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Sinopse: Quatro diferentes famílias - Kahnwald, Nielsen, Doppler e Tiedemann - vivem em Winden, uma pequena e aparentemente tranquila cidade alemã. A rotina dos moradores vira de cabeça para baixo quando duas crianças desaparecem misteriosamente, nas proximidades de uma antiga usina nuclear. Segredos familiares começam a emergir à medida que a polícia investiga os sumiços e logo percebe uma relação com eventos também sombrios do passado. O tempo e o espaço parecem se embaralhar cada vez mais, deflagrando uma série de tragédias que, curiosamente, se repete a cada geração.
10 comentários
Menina, essa série parece muito boa mesmo. Sempre vejo recomendações, mas preciso parar pra dar uma chance.
ResponderExcluirAdorei a postagem e já estou seguindo o blog.
Beijos!
Camila - https://www.bookobsessionblog.com/
Oi, Você não vai se arrepender.
ExcluirEu já sigo seu blog flor.
Beijos!
Oi Jessica, tudo bem? Eu amei a série, uma das minhas preferidas dos últimos tempos! E gostei muito que só teve tês temporada porque assim não teve enrolação! Só queria mais destaque pra Claudia na resolução final, mas fora isso achei tudo genial.
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oi Mi, Fico feliz em saber que você gostou!
ExcluirBeijos!
Mano que louco! Eu já vi muita gente falando de Dark, ainda mais porque algumas respostas são bem confusas, mas acho que isso tem bastante genialidade. Eu tenho muito interesse de ver mas não teve o momento certo, mas está na minha wishlist.
ResponderExcluirBeijo!
http://www.capitulotreze.com.br/?m=1
Olá, você não vai se arrepender de assistir.
ExcluirBeijos!
Oi Jéssica,
ResponderExcluirEu nem gosto de ficção ciêntífica, confesso, PORÉM essa série é fantástica!!!!!! AMO DEMAIS!
O final até me arrancou lágrimas, gostei muito mesmo, a recomendo para todo mundo.
beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oie, eu já amo série de ficção científica rs.
ExcluirBeijos!
Oi, Jéssica! Tudo bom?
ResponderExcluirEu ainda preciso ver Dark! A Bianca ama e eu fiquei muito curiosa por causa da bagunça temporal/dimensional/sei lá o que, não procurei muito a respeito pra me surpreender.
Só falta organizar a vida pra conseguir assistir uhUHASUHASUHASUHASUH
Beijos, Nizz.
www.queriaestarlendo.com.br
Oii Nizz, tudo. Eu acredito que você vai gostar dessa bagunça rsrs.
ResponderExcluirBeijos!
Gostou do conteúdo? Me conta aqui nos comentários vou adorar saber!