Crítica | Capitão Fantástico

Ben (Viggo Mortenser), Zaja (Shree Crooks), Vespyr (Annalise Basso), Bo (George Mack), Nai (Charlie Schatwell), Kielyr (Samantha Isler) e Rellian (Nicholas Hamilton) 
Crédito: Netflix/Divulgação

Um casal e seus seis filhos Bodevan, Kielyr, Vespyr, Rellian, Zaja e Nai. escolheram vive total isolamento, em uma floresta no noroeste estadunidenses. A família vive com o mínimo contato com a "Civilização" possível. Ben está responsável pelos seis filhos quando sua esposa está internada em algum hospital psiquiatra. Ben liga para sua irmã recebe uma triste noticia que sua esposa se suicidou-se deixando os 6 filhos órfão de mãe. A Leslie era budista e gostaria de ser creimada isso estava no testamento dela, mais sua seus pais nunca gostou do estilo que ela estava vivendo com seus filhos e marido.

Ben e Leslie decidiu viver fora do capitalismo  consumista criando seus filhos em uma casa na floresta. Mesmo vivendo em uma casa na floresta as crianças tinha disciplina, onde estudava, caçava e aprendia lutar para sua sobrevivência. As crianças nunca foram para escola, mas todas tinha um conhecimento extraordinário muito além do esperado pra crianças que nunca frequentaram a escola. Elas estudavam Física quântica, música, até mesmo a constituição da América. Entre outros variados conhecimento que eles possuiam. Achei surpreende das crianças terem tanto conhecimento vivendo isolados na floresta. 

Proteger as crianças de certos conceitos que elas são jovens demais para entender não é mentir para elas
 

Ben e seus seis filhos embarca em uma grande aventura em um antigo ónibus escolar. Tudo começa mudar a parte nesse momento. Tudo é novo para as crianças e também por os mais adolescente. Eles tem que enfrentar primeiro desafio quando um policial para o ónibus deles, isso ser torna uma grande tensão entre eles.  O destino dessa turma é ir por velório de sua mãe ( esposa ) dá seu último adeus, mas como qualquer aventura tem desafios que eles vão ter que ultrapassar os obstáculos.

Ben (Viggo Mortenser) e Vespyr (Annalise Basso)
Crédito: Netflix/Divulgação

Noam Chomsky
O que achei curioso foi o fato que inves deles celebrar o natal, eles
celebram o aniversário de Noam Chomsky. Você já ouviu fala Noam Chomsky? Pra quem não conhece Noam nasceu dia 7 de dezembro de 1929 na Filadélfia. É um renomado linguística, filósofo, sociólogo, cientista cognitivo, ativista politco norte - americano, reverenciando como " o pai da lingusitica moderna" ele é considerado uma mais renomada figura no campo da filosofia analítica. Para eles tem mais lógica celebra alguém que é real que já proporcionou pensamentos e mundança perante a sociedade.

Capitão Fantástico trás muitas  reflexão  questionamento sobre escolha de vida. O aprendizagem em casa, eu acho uma alternativa interessante, confesso se eu tivesse alternativa para escolher preferia estuda em casa. Momentos como esse é importante nos questiona sobre os ensino no Brasil. Tem uma cena que retratar exatamente isso quando a irmã do Ben começa questiona do futuro dos seus sobrinhos sem a mãe sem nunca ter ido para escola, é quando ele chama seus sobrinhos e sua filha zaja de apenas 8 anos. O Ben faz uma simples pergunta aos meninos sobre os "Quais os direitos dos cidadãos?" os meninos não soube responder, porém sua filha zaja sobre dizer bem direitinho com suas palavras e deixaram todos abismado com zaja que nunca frequentou a escola saber enquanto os meninos que frenquentam a escolar não sabe.

Ben (Viggo Mortenser), Zaja (Shree Crooks), Vespyr (Annalise Basso), Bo (George Mack), Nai (Charlie Schatwell), Kielyr (Samantha Isler) e Rellian (Nicholas Hamilton) 
Crédito: Netflix/Divulgação

O filme é uma crítica ao modo que vivemos no capitalismo. É bem nítido que a maneira que Ben viver com seus filhos é o sonho de muita gente. Eu adoraria viver assim, mas hoje em dia não ia rolar porque sou dependente da tecnologia rs. Quem não é ? Também acredito que tudo nessa vida tem que existe o certo de equilíbrio para tudo funcionar perfeitamente. Achei o roteiro excelente. O director Matt Ross fez um ótimo trabalho, mesmo que exista cenas exageradas que não tinha necessidade, mas foi um bom filme.

Os poderosos controlam a vida dos impotentes. É assim que o mundo funciona. É injusto e desleal.

O Elenco e Personagens

O Elenco da produção tá de parabéns, gostei muito dos personagens. O Ben foi interpretado pelo Viggo Mortenser é um ator, músico, fotógrafo, poeta e pintor norte-americano e dinamarquês. Ficou conhecido pela atuação na trilogia O Senhor dos Anéis, como Arago. Bo interpretado por George MacKay tamabém é um ator de peso e está atuando no filme para Netflix chamado Munique - No Limite da Guerra será lançado em 2022. kielyr foi interpretado pela Annalise Bassom esses são os filmes que ela já autor Bedtime Stories, Love Takes Wing, Standing Up, Oculus e Ouija: Origin of Evil. Rellian foi interpretado pelo Nicolas Hamilton a grande produção que ele já foi It a coisa  e It capítulo dois. Kielyr foi interpretado pela Samantha Isler ela fez The Darkness na série Supernatural da CW e entre outros. Nai foi interpretado pelo Charlie Shotwell os filmes que mais conhecido que já fez foi Eli e o Lugar Secreto entre outras produções. Zaja foi interpretado pela Shree Crooks os filmes que  já autor foi Stephanie e O Castelo de vidro  e entre outros.

Capitão Fantástico é realmente Fantástico,  tem muitas cenas tocantes e intensas. Eu amo quando o filme tem o equilíbrio entre drama e o humor uma combinação perfeita na minha opinião. A música que eles cantam juntos é uma das minhas músicas preferida "Sweet child 'o Mine" do Guns N Roses amooo essa banda. Mas alguém fã ?  O final foi surpreendente.  O Ben e seus filhos conseguiram encontrar seu equilíbrio diante a sociedade. O filme simples e emocionante  faz você repensar sobre nossas vida. Recomendo demais esse filme a todos cinéfilos.

Ficha Técnica 

Título: Capitão Fantástico

Dirigido por: Matt Ross

Data do lançamento: de Dezembro de 2016

Gênero: Comédia | Drama 

País de Origem: Estados unidos da América

Classificação: 14 anos

Avaliação: ⭐⭐⭐⭐

 Sinopse: Ben (Viggo Mortensen) tem seis filhos com quem vive longe da civilização, no meio da floresta, numa rígida rotina de aventuras. As crianças lutam, escalam, leem obras clássicas, debatem, caçam e praticam duros exercícios, tendo a autossuficiência sempre como palavra de ordem. Certo dia um triste acontecimento leva a família a deixar o isolamento e o reencontro com parentes distantes traz à tona velhos conflitos.



You Might Also Like

8 comentários

  1. Eu amo esse filme. Só sei dizer isso. Ele me surpreendeu de forma positiva e depois que assisti, sai indicando ele pra todo mundo.
    Beijos
    https://recolhendopalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Não conhecia o filme, mas o enredo me deixou curiosa. Adorei a indicação.

    Beijinhos
    https://tecendoaliteratura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Jéssica.
    Não conhecia esse filme ainda e acredito que não assistiria porque o enredo não me atrai tanto. Acho que não conseguiria viver assim não. Quando acaba a força por aqui e demora a voltar já fico louca hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir

  4. Eu adoro filmes nesse estilo... Os filhos são jogados em uma sociedade tão cedo e logo são enquadrados em um método de ensino arcáico e que não ´te faz pensar somente obedecer. Ja guardei a dica!
    https://expressoliterarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu adoro esse filme e com a sua resenha fiquei com vontade de reassistir! Ele é um ótimo exemplo de que vale ficar de olho nos filmes indicados ao Oscar, e eu fico arrepiada com essa versão de Sweet Child O'Mine presente no filme!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Assisti com o boy assim que chegou no telecine e gostamos muito, é um filme muito emocionante e com uma carga pesada

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Sou apaixonada por filmes e séries, mas esse eu ainda não vi, vou colocar na minha lista ;)
    Ótima resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir

Gostou do conteúdo? Me conta aqui nos comentários vou adorar saber!