Crítica | Vikings

Travis Fimmel (Ragnar Lothbtok) 
Crédito: Netflix/Divulgação

Vikings é uma série fascinante no assunto da mitologia nórdica, bem série se baseou "sim" em registros histórico sobre bárbaro guerreiros vikings, mas como toda história baseada na vida real, sempre adicionar elementos de ficção para manter o enredo mais interessante. O enredo erguido a partir do Ragnar Lothbtok um grande Guerreiro Vikings que descobriu dimensões de terras. Ragnar liderou o cerco de Paris em 845. Além disso, era um homem estrategista, costumava agir durante a missa.  Tudo acredita-se que tenha saqueado diversas vezes na França, mas como não existe registro da sua navegação só através de terceiros vividos na época ouviram falar Lendario Guerreiro fica um pouco difícil de saber mais detalhes sobre Ragnar Lothbtok.

 Ragnar Lothbtok é um simples fazendeiro na cidade de Kattegat que viveu entre o século VIII e IX, é casado com Lagertha impérioam dois filhos, Björn Ironside e Gyda. Além de ser fazendeiro ele também trabalha por Lorde Haraldson que é o Lider da comunidade Kattegat. Ragnar tem um sonho de explorar as terras que estão no Oeste, uma vez por anos todos os guerreiros inclusive Ragnar viajavam para o leste sobre o comando do Lorde Haraldson. Ragnar sempre pedia permissão ao seu Lorde para explorar as terras do Oeste, porém seu pedido sempre era negado, então, Ragnar começa a reunir um pequeno grupo de pessoas contando com ajuda de um amigo chamado Flóki, homem que projeta e constrói barcos. Desobedecendo seu lider Ragnar seu pequeno exercício embarca uma aventura

Ragnar e seu pequeno exército encontram a Inglaterra, onde saqueiam uma espécie de mosteiro e levam os monges como escravos. Ao retornar sua cidade natal que foi muito bem sucedido, o Lorde fica com todos os tesouros. A única coisa que Ragnar quis pega dos tesouros, foi um monge chamado Athelstam, que passa a ser seu escravo, e uma espécie de informante sobre as terras do Oeste que Ragnar encontrou. Ragnar retorna novamente para Oeste com um exército Vikings, desta vez com a permissão do Lorde, mas ele manda um Knut o seu fiel representante. Além de ir com exército, a Lagertha a esposa do Ragnar vai junto. Ao chega ao solo inglês, os vikings dar de cara com os aguardas ingleses que estão achando que a chegada deles se tratar de mercadoria e os guarda os convida para conhecer o rei Aelle.

O Lorde começa sentir que Ragnar pode ser uma grande ameaça, então ele manda seus exércitos matar o Ragnar sua família e amigos, que fogem em um barco, Ragnar acaba ficando ferido, enquanto se recupera dos ferimentos, na casa de seu amigo Flóki, enquanto isso Lorde tortura o Rollo, que é o irmão de Ragnar, para tentar descobrir onde seu irmão está. O Lorde tenta fazer aliados casando a sua filha Thyri com um velho conde sueco, mas sua esposa Siggy não concorda com isso, porque ela pretendia casar a filha com um jovem e guerreiro. O Ragnar resolve fazer um desafio ao Lorde que é um combate à dois. Lorde aceitar o combate, no final o Ragnar vence o combate e ser torna o novo Rei de Kattegat.

"Eu aprendi com o meu pai, que o único jeito de provar se algo é real, é viajando até lá."

Os Vikings a pagãos ser tornaram temidos por outros reinos, pricinpalemnte o Ragnar Lodbrok que significa “Calças peludas”. Ele usava uma calça de pele de lobo, fervidas em breu, confencionadas para ele enfrentar e matar a serpente monstruosa. Ragnar foi o rei mais famoso por ter atacado diversas vezes a Inglaterra e o Reino Franco no século IX. Ele é considerado o filho lendário Sigurdo, O Anel, um rei da suécia que teria conquistado a Dinamarca. O mais interessante era a tecnica de navegação que era muito rudimentada, eles usava corvo, pedras e também utilizava o sol como o relógio solar esses itens era fundamental para direcionar os lider Vikings.

Ragnar se casou três vezes e sua primeira esposa foi a escudeira Skjaldmo Lagertha, a segunda foi a nobre Tora Borgarhjort, e a ultima a rainha Aslauga, muitos acacreditava que ela possa tê-lo enfeitiçado, visto que muito se especula sobre ela ser filha de um dragão e lançar profecias que se concretizam. Ao longo dos anos suas esposas deram a luz a vários filhos de Ragnar, que no futuro fariam história por si mesmos. A série indica que ragnar tinha sido o escolhido pelos deuses e seu legado seria passado ao seus filhos isso aconteceu através de uma visão com o deus Odin. Em seguida, os filhos de Ragnar também deve uma visão de Odin. 

Elenco e Personagens
 Filhos de Ragnar Lodbrok:
  • Ivar
Alex Hogh Andersen 
Crédito: Netflix/Divulgação

O Ivar, conhecido como desossado ou sem ossos por conta da sua condições fisica, ele nasceu com uma deficiência nas pernas não sabemos o certo como era essa deformidade. Na série o Ivar é o mais temidos dos irmãos  com a sua limitação física ele conseguiu ter grandes conquistas e um dos filho da Aslauga. Na vida real foi líder viquingue e comandante militar que invadiu o que é hoje a Inglaterra. Na vida real sua mãe é Aslauga.

  • Björn
Alexander Lothbrok 
Crédito: Netflix/Divulgação

Björn Ironside é apresentado na série como sendo filho de Lagertde. Com o passa do tempo ele ganhou uma grande importância na produção e se consagrou rei de Kattegat. No entanto, a história real Bjørn Jernsides é bem diferente ele era filho da Aslauga e não da Lagertha, foi um lendário caudilho viquingue, de origem dinamarquesa, que teria vivido no século IX. Segundo a lenda, a alcunha Järnsida foi-lhe atribuída por ele ser “invulnerável”, depois de a mãe lhe ter dado uma poção mágica.

  • Hvitserk
Marco Ilsø
Crédito: Netflix/Divulgação

Hvitserk, na série é representado como um dos filhos da Aslauga. É um bom menino mais ele é muito influenciado principalmente pelo Ivar, sempre se vê dividido quando seus irmãos entram em conflito interno. Na vida real Hvitserk ( Haldano) foi um dos líderes do grande exército pagão que invadiu o reino Anglo-Saxão da Ânglia Oriental em 865, de acordo com as sagas nórdicas essa invasão foi organizada pelos filhos de Rangar Lodbrok. Sua mãe é Aslauga

  • Ubbe
Jordan Patrick
Crédito: Netflix/Dilvugação

Ubbe, na série sua mãe é Aslauga ele é tratado como ótimo guerreiro, ele dá muita importância a família diferentes dos outros. Na vida real Ubba foi um comandantes do Grande Exército Pagão que invadiu a Inglaterra anglo-saxônica na década de 860. O Grande Exército parece ter sido uma coalizão de bandos de guerra vindos da Escandinávia, Irlanda, região do mar da Irlanda e continente. Ele é mais um filho da Aslauga 

  •  Sigurd
David Lindströn 
Crédito: Netflix/Divulgação

O Sigurd, representado na série sendo mais um filho da Aslauga. Ele tem muita emplicança como ivar. Na vida real Snake-in-the-eye foi um semi-lendário guerreiro viking e rei dinamarquês ativo de meados ao final do século IX. De acordo com várias fontes da Saga e histórias escandinavas do século 12 e mais tarde, ele é um dos filhos da Áslaug.

O ator Travis Fimmel fez uma impecável interpretação de Ragnar Lothbrok. Lagertha interpretada Katheryn Winnieck foi muito bem construída, mas confesso que não gostava muito dela no começo, com passa dos episódios fui gostando da personagem, O Floki interpretado pelo Gustaf Skarsgård o personagem me cativou bastante deste o começo pelo seu jeito. Athelstan foi interpretado por George Blagden vivia um conflito constante na drama era um dos melhores amigo do Ragnar amizade deles era muito linda mesmo osso dois vivendo mundos opostos.

Mulheres Nórdicas

A figura feminina na sociedade dos povos nórdicos era muito valorizada, era muito comum ver mulheres na guerra, inclusive Lagertha estava quase todas as batalhas  juntos com outras mulheres quando havia algum julgamento para uma mulher geralmente ponderava-se a favor dela. Enquanto isso aos saxônicosa figura feminina era totalmente quase subordinada aos seus maridos, a mulher era submissa à figura masculina, é elas pensava que era melhor dentro de um lar, do quer fora dele. As mulheres não tinha o direito dela fazer sua própria escolhas de aprender a ler ou fazer qualquer outra coisa que não gerar filhos e cuidar dos afazeres domésticos. 

"Não tema  morte, abrace-a  estivesse deitado  uma linda mulher."

A série tem muitos questionamento sobre cristianismo e o paganismo , e isso deixa enredo mais interesse e nos faz questiona. Também a série é cheia de símbolos e significados um exemplo é que em cada batalha tem uma espécie de ritual e sacrifício de animais que é como uma oferenda para os deuses para trazer proteção. A morte para um povo vikings é tratado algo natural. Todos Vikings sonhar em ir para Valhala onde vai beber com deuses Odin, Thor e seus ancestrais. Todos tesouros conquistados pela vitima vão ser enterrados para o desfrute após a morte.
 
 Lagertha (Katheryn Winnieck) 
Crédito: Netfix/Divulgação
Vikings é uma série que me surpreendeu do começo ao fim, misturada com ficção e realidade trouxe uma premissa curiosa. A série é empolgante cheia de batalhas sangrentas, tramas e surpresas, retratando a vida dos nórdicos, a cada episódio é muito surpreendente fazendo com as pessoas não pega cada detalhes da drama. Provavelmente vai ter continuação chamada “Valhala"  ocorrerá 100 anos após os eventos de vikings só  que nós resta é espera a estreia  não tem data marcada. Os últimos episódio foram desnecessários, Infelizmente, Michael Hirst estragou o final, perderam totalmente o rumo e a histórias sem nexo algum, mesmo com esse erro eu recomendo muito todos os leitores cinéfilos assistir.

Ficha Técnica 
Título: Vikings
Direção: Michael Hirst
Gênero: Aventura | Ficção histórico | 
Drama | Ação
Primeiro episódio: 3 de março de 2013
Episódio final: 30 de dezembro de 2020
Emissoras originais: Amazon Prime Video, History, Netflix 
País de Origem: Canadá Irlanda
Classificação: 16 anos
Avaliação: ⭐⭐⭐⭐

Sinopse: Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel) é o maior guerreiro da sua era. Lider de seu bando, com seus irmãos e sua família, ele ascende ao poder e torna-se Rei da tribo dos vikings. Além de guerreiro implacável, Ragnar segue as tradições nórdicas e é devoto dos deuses. As lendas contam que ele descende diretamente de Odin, o deus da guerra.

You Might Also Like

26 comentários

  1. I like to read Viking history!

    Do you want follow each other?

    Kisses

    ResponderExcluir
  2. Es una buena serie te mando un beso y gracias por la recomendación
    Enamorada de las letras

    ResponderExcluir
  3. Olá, Jéssica.
    Meu irmão é viciado nessa série e de tanto ele falar resolvi assistir. Mas não consegui passar do primeiro episódio. É muito violento para meu gosto hehe. Achei a postagem ótima, super completa.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, entendo você rs realmente é uma série que tem muita violência.
      Beijos!

      Excluir
  4. Todo mundo fala muito dessa série, mas eu ainda não assisti. Me parece ser muito boa e espero um dia assisti-la.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  5. Há muito tempo atrás eu comecei a assistir essa série (meados de 2015), mas não consegui me apegar. Agora sabendo que é uma história real vou tentar inicia-la novamente, pois gosto bastante de histórias do povo viking. Uma pena que o final da série não tenha sido satisfatório.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ✩ Participe do Top Comentarista de Abril!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu também gosto de histórias reais. Espero que você consiga termina.
      Beijos!

      Excluir
  6. Achei que parei na metade da quinta temporada, não lembro kkk mas agora que já saiu tudo na Netflix pretendo finalizar
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza, ah, então prepara o coração pra altas emoções.
      Beijos!

      Excluir
  7. Eu já tinha ouvido falar super bem dessa série e tenho curiosidade para assistir sim. Imagino que a história dos vikings seja muito rica e que dê margem para muitas tramas de ficção interessantes. Quero assistir!

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, a histórias dos vikings são bem interessante mesmo, espero que você assista e goste.
      Beijos!

      Excluir
  8. Oie!
    Nossa, eu parei na primeira temporada ainda, acredita?
    Preciso voltar a assistir, estou fugindo dos spoilers, porque sei que é uma série super comentada!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, nossa, você ainda tem muito chão pra percorrer. Como você conseguir fugir dos spoiler? rs
      Beijos!

      Excluir
    2. Consegui, porque eu não sei muito os nomes dos personagens! kkkkkkk

      Excluir
  9. Oi!
    Adoro séries do tipo, mas quando peguei ela para ver não gostei tanto e deixei de mão, para dar uma outra chance no futuro, e agora ela já finalizou né? Vou ver se tenho coragem, especialmente com essa impressão de que teve episódios desnecessários!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Jessica, sua linda, tudo bem?
    Já me indicaram essa série, mas ainda não tive a oportunidade de ver. As fotos que você colocou ficaram ótimas, fiquei impressionada com a expressão forte dos atores, eles devem ter dado um show de atuação. Pena que estragam o fim, mas se ainda assim vale a pena, irei colocar na lista. Sua crítica ficou ótima!!! beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Jéssica,

    Acho a premissa dessa série tão legal, e sempre vejo elogios, mas confesso que as lutas e cenas de ação não fazem muito meu estilo. Quem sabe mais para frente eu não de uma chance.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Retomei essa série tem pouco tempo, amo essa temática. ótimo post.
    Visite: https://tattooselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Gostei muito dessa indicação, vou procurar para assistir mês que vem porque esse mês está muito complicado para fazer mais coisas além do que já me planejei.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Adorei que o post tenha comparado a série com fatos da vida real.
    Eu estou na quarta temporada, parei porque dei uma enjoada. Talvez eu retome e termine!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  15. I have to finish last season but without Ragnar it's not the same :( 😘😘

    ResponderExcluir
  16. Sempre vejo várias pessoas falando bem dessa séria, mas nunca passo do primeira episódio, com certeza não é pra mim hahaha.

    𝐈𝐌𝐀|♡

    ResponderExcluir
  17. Amo essa série, é uma das minhas preferidas, é incrivel a forma como eles conseguiram retratar tão bem a época e seus costumes, apesar da violência extrema eu indico para todos por conta dos assuntos abordados por trás
    https://dose-of-poetry.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi
    Assisti a primeira e a segunda temporada ainda, mas sigo vendo, porque é muuuito boa!
    E o Ragnar é um gato *-*

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  19. Eu assisti a série desde a estréia. Confesso que eu achei que a qualidade foi caindo um pouco nas últimas temporadas, mas não dá pra negar que é uma série muuuito boa! Eu já estou ansiosa pela continuação da série... espero que ela nos entregue os tempos áureos de Vikings. <3
    Beijão! ♥

    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir

Gostou do conteúdo? Me conta aqui nos comentários vou adorar saber!