[Resenha do livro] 13 segundos - Bel Rodrigues

 Oii gente! 

 A resenha de hoje é "13  Segundos" é o primeiro livro solo da youtuber Bel Rodrigues que propõe uma reflexão sobre relacionamentos abusivo enfrentado pela principal protagonista Lola.

Título: 13 Segundos

Autor: Bel Rodrigues

Editora: Galera Record

Número de página: 304

Nota: 🌹🌹🌹

Sinopse: O fim de um relacionamento é sempre um período difícil, mas isso se intensifica quando você está no último ano do colegial e precisa decidir o que será do seu futuro. Lola sabe que a decisão foi o melhor para os dois, mas aquela saudade de alguém que estava sempre presente é inevitável. Agora, tudo que Lola quer é deixar isso para trás e focar em pôr a vida em ordem novamente, se redescobrindo após um relacionamento que exigiu tanto dela e reavaliando suas prioridades: estudo, amigos, família e o canto, sua maior paixão. Com o corte do coral das atividades extras, a garota finalmente decide ouvir seus amigos e resolve criar um canal no YouTube para postar alguns covers, nada mais do que um hobby para substituir seu tão amado coral. Focada em não se relacionar seriamente e aproveitar as festas do último ano, tudo parece se alinhar quando Lola conhece John, um intercambista que busca exatamente o mesmo que ela: se divertir e criar memórias inesquecíveis. Quanto mais as coisas mudam, mais a garota percebe como perdera seu tempo tentando salvar um relacionamento que já estava naufragado, e como agora ela se sentia genuinamente feliz com as pessoas incríveis à volta e seu grande hobby se tornando cada vez mais influente. Entre conselhos sinceros, noites quentes e provas do Ensino Médio, a única coisa que Lola não poderia prever era o quão rápido tudo poderia desmoronar. Em treze segundos, especificamente.


Resenha: Lola é uma estudante que está no ensino médio, e acabou terminando o seu relacionamento com Leo. Ela pensou muito ao tomar essa decisão, deve mais certeza que Leo não serve mais para ela, mas por suas atitudes infantis e também por seus amigos não gosta do Leo. Enfim, Lola achou que não dava mais para continuar que tem objetivo de foca apenas nos estudos, no coral, e nada de relacionamento no momento. Lola
 tem um talento especial com a música, ela faz parte do coral da escola e tem uma voz especialmente linda. Lola vem de uma familia muito unida, a mãe é advogada, tendo uma irmã de 7 anos adotiva elas são suas grande paixões.

“Eu não sabia lidar com indecisão, não era adepta do meio-termo, o morno nunca me satisfez. Se ele fosse uma pergunta, a minha resposta seria sim”

Não havia mais amor pela parte da Lola, nem cumplicidade. Ela estava cansada do Leo e da mesmice do namoro. E pela tantos de vezes que os amigos da Lola ja alertaram sobre o mal comportamento do leo, e isso acabou colocando um ponto final na angústia antes das aulas começarem justamente para que as coisas se ajustassem sem afetar o desempenho no último ano do Ensino Médio. Agora Lola está livre para viver a sua vida e se entregar para tudo que ela tem deixado de lado, como família, amigos, os estudos e o coral que é sua grande paixão.

Em uma certa noite Lola saiu com seus amigos para afogar suas magoas, quando ela conhece um rapaz misterioso chamado jhon que busca exatamente o mesmo que ela: se divertir e criar memórias inesquecíveis. Para surpresas de todos o rapaz que Lola conheceu nas férias e o novo aluno em intecambista que veio do Canada. Suas amigas Ariel, Anna e Mel ficaram polvorosa em saber que novato é o cara que a Lola ficou naquela noite. As amigas da Lola são maravilhosas   muito unidas Divertidas, leais e loucas são apenas algumas características que tanto Ariel, Anna e Mel possuem.

Quando eu li sinopse criei tanta expectativa, mas infelizmente a autora não abordou muito bem o conteudo como deveria quando um certo vazamento de um vídeo íntimo de Lola é postado na internet acontece tarde demais e praticamente não é muito desenvolvido, infelizmente. Ocorre muito com nós, mulheres. Como um homem achar que tem direito de expor uma mulher e seu corpo. Eu sofri junto com a Lola, nesse momento. É tão triste sabe que em quanto todo nós estamos vivendo nossas vidas, em algum lugar  uma mulher está sendo expostar na internet.

 A Lola é madura e muito bem resolvida com si mesma, e seus amigos já não são da mesma forma. Preciso mencionar que os personagens principais estarem no ultimo ano do ensino médio, eles tem um comportamento meio estranhos como se fossem jovens adultos já na faculdade. A autora trabalhou muito bem a   parte da sexualidade feminina, quebrando “tabus”. Autora também abordar as dificuldades de um término.

“quando vivenciamos um sentimento com alguém, dá medo de não voltar a ter isso nunca mais.”

Achei Alguns personagens ficaram mal desenvolvidos. Os diálogos são forçados e com palavras baixa e fora de contexto. Ao invés de dar voz à vítima, a autora opta por tirar o foco narrativo dela justamente nesse momento. Entretanto Acredito que a Bel Rodrigues conseguiu transmitir tudo que ela quis passa  em relação a figura feminina na sociedade. Vemos que a lola é uma mulher muito bem resolvida. A sociedade acha que mulher como a lola não prestar só porque ela está se divertindo em quanto o homem é normal porque ele é “HOMEM” pode tudo não é mesmo?

O livro trata de um assunto muito sério e polêmico. A exposição íntima de alguém nunca é culpa da vítima e sim do covarde. E é um crime. Mas, infelizmente como sempre, a punição vem para o criminoso depois que o estrago já foi feito na vida da vítima. E quando isso acontece muitas delas conseguem aguentar a pressão de uma sociedade julgadora, que a demonizam por um ato natural do ser humano e a deixam marcada para sempre, acabando por tirar a própria vida. Suicídio nunca é a escolha certa, mesmo que sua vida esteja um caos, sempre há uma luz no fim do túnel. Se você sofreu com revenge porn e não está sabendo lidar com os julgamentos, procure alguém para conversar, esvaziar sua cabeça, saia das redes sociais por um tempo, procure a delegacia de mulher e depois procure uma terapia.

13 segundos é um livro pra você não pode criar muita expectativa, e grande parte do livro é retratado apenas a vida cotidiana de uma adolescente. O final não foi escrito com a mesma calma do que ele começou, a impressão que eu tive foi qura autora queria terminar logo o livro, mas apensar disso a leitura foi muito boa. A narrativa da história flui rapidamente  em alguns momentos e lentos em outras. Amei a capa, tem tudo a ver com a história e ficou linda. Parabéns a Galera Record pelo belo trabalho, a diagramação também está maravilhosa. Enfim, 13 Segundos é um livro que vale apena da uma conferida.

Beijos, e até a próxima!

You Might Also Like

27 comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Essa capa está linda mesmo. Que pena que o livro não agradou. Esse assunto é devastador. Concordo com o que você disse, mesmo que o culpado seja responsabilizado, o estrago já foi feito, as consequências são para sempre.
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, uma das coisas que salvou o livro foi essa capa rs
      Beijos!

      Excluir
  2. Conheço a Bel, mas ainda não li o livro. Escutei muitos comentários como seu e isso me deu uma desanimada de pegar para ler.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Thais, sei como é, eu li muitas resenhas negativas sobre esse livro, porém mesmo assim eu dei uma chance em lê-lo.
      Beijos!

      Excluir
  3. Já conhecia esse livro, mas na minha cabeça (não sei porquê) ele era um conto, haha.
    Interessante os temas dos quais a autora aborda no livro, mas podia ser algo mais real né? Mais verossímil e que faz os leitores se identificarem, como o caso de os personagens ainda estarem no ensino médio e não se comportarem como adolescentes. Mas enfim, como você disse, é um livro bom, mas é melhor lê-lo sem grandes expectativas.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pois é, na minha cabeça não faz sentido nem um deles ser comportarem como adultos sendo que eles estão no colegial ainda.
      Beijos!

      Excluir
  4. Eu nunca tive muito interesse na leitura desse livro. Depois que li alguns comentários sobre os seus, que a problemática mesmo não teve muito desenvolvimento, aí mesmo que perdi a vontade
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza, eu te entendo, eu mesma terminei esse livro na base do ódio rs.
      Brijos!

      Excluir
  5. Oie,
    Tive impressões muito parecidas com a sua! Fui com uma expectativa um pouco maior do que deveria e senti falta de resolução em alguns pontos, principalmente em desenvolvimento de personagem mesmo. Senti a mesma pressa no final, mas gostei da mensagem de uma forma geral! Não leria de novo, mas ok hahaha
    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, é uma pena mesmo que autora não soube ter calma de aborta o assunto com mais profunidade.
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi Jéssica,
    Eu li esse livro e na época eu gostei porque não foi pesado, mas hoje, penso que a autoria poderia ter ousado mais, demonstrado um pouco mais do drama da protagonista para acolher e mostrar o conflito de sentimentos.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, penso exatamente igual a você ela deveria ter explorado mais.
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi Jéssica. Eu nunca li nada da autora, mas gostaria de conhecer sua narrativa. Uma pena o final não ter sido muito bem trabalhado, deixando essa sensação de correria. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jéssica!
    Eu tinha muita vontade de ler esse livro, principalmente por ser escrito pela Bel que é uma booktuber super talentosa. Mas já li muitas resenhas negativas e perdi a vontade. Acho que iria encontrar mais defeitos na história do que pontos positivos.


    Estante Bibliográfica > Tem post novo! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sei como é, eu também pego a vontade de ler o livro quando começo ler resenhas negativas.
      Beijos!

      Excluir
  9. Ooi
    Eu achei que esse livro era só um romance, sabe? Por isso nunca nem dei muita bola para ele. Já adorei essa temática e ainda mais a Bel sendo super conhecida adorada é bem legal seu livro falar sobre um assunto que pode alertar muitas de suas leitoras.

    Silviane, blog kzmirobooks.com• Siga no Instagram: @kzmirobooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que hom que você gostou da temática do livro, espero que você goste de lê-lo.
      Beijos!

      Excluir
  10. Oi Jéssica,

    Uma pena que o desenvolvimento do livro deixe a desejar.
    Teve uma certa época que até fiquei curiosa em ler, mas acabei deixando passar.
    O tema é interessante, mas acho que precisa ser muito bem trabalhado para dar uma história marcante.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Hoje mesmo eu terminei de ler um livro que falava justamente se relacionamento abusivos, e um dos motivos pra eu não ter gostado foi a forma leviana que a autora tratou o tema. Eu já não curto muito livros assim (só li esse que mencionei porque ele era o terceiro de uma série que estou lendo) e quando o tema não é bem abordado, realmente não dá. Esse aí eu vou deixar passar.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, realmente quando o o autor não sabe abordar o assunto com mais profunidade fica difícil de até terminar o livro.
      Beijos!

      Excluir
  12. Olá, Jéssica.
    Eu já li algumas resenhas desse livro e foram mais negativas do que positivas, por isso não fiquei com vontade de ler. Quando se aborda um tema tão sério assim é preciso saber desenvolver e finalizar muito bem principalmente para ajudar quem passa por isso.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, concordo com você um assunto tão importante precisa ter desenvolvido muito bem.
      Beijos!

      Excluir
  13. Amei a resenha. Eu gosto muito da Bel e queria muito ler esse livro, mas sempre acabo esquecendo. Agora já vou me preparar para não criar muita expectativa.

    Esse tema é tão triste e necessário ser debatido, que pena que a autora não abordou como o esperado.
    Beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Tay, infelizmente autora não soube desenvolver o terma tão importante.
      Beijos!

      Excluir
  14. Ainda não li esse livro, gostei demais da sua resenha e da forma como escreve. Relacionamento abusivo é algo bem delicado de se falar, mas de suma importancia na sociedade atual da qual vivemos, muitas mulheres passam por situações parecidas e são coisas que marcam pra sempre a vida de alguem. Pretende-lo lê-lo mas não esperar muito.
    https://dose-of-poetry.blogspot.com/

    Esse tema é tão triste e necessário ser debatido, que pena que a autora não abordou como o esperado

    ResponderExcluir

Gostou do conteúdo? Me conta aqui nos comentários vou adorar saber!