Crítica Literaria | A culpa é das estrelas - John Green

 Hazel é uma adolescente de 16 anos. A Hazel sofre de um cãncr nos pulmões deste muito nova. O cânce tem pequena mínima chance de sobreviver. Deste então Hazel faz tratamento para prolonga sua vida. Certo dia, Hazel começa a frequenta um grupo de apoio para as pessoas que sofre de cânce, Lá ela vai conhecer o jovem Augustus Waters, de 18 anos, um ex jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. 

Hazel é bem discreta, tímida, amar ler os seus livro e fica em casa. O gus tem ótimo senso de humor, adora fazer piadinha sarcástica principalmente quando o asssunto é o câncer. Hazel é apaixonada em um livro chamado  Uma Aflição Imperial, de Peter van Houten. Hazel conta detalhes do livro que tanto gosta para o gus, mas é um livro mal resolvido ela gostaria de uma continuação, mas infelizmente o autor do livro sumiu e nunca respondeu nem um e-mail da Hazel. O Gus fica fascinado pela história vai ler o livro que Hazel gosta tanto.

"Ela não queria um milhão de admiradores, só queria um. Talvez não tenha sido amada por muitos, mas foi amada profundamente."

Hazel recebe e-mail do ilustre Peter Van Houten fazendo um convide para irem ao Amesterdam.  Entretanto previstos acontece fazendo com Hazel não chegue logo. O gus tenta realizar esse sonho da Hazel de qualquer custo, até que finalmente eles conseguir ir para Amsterdam. A viagem acontece e infelizmente Hazel e o Gus tem uma grande decepção com o autor preferido da Hazel que os tratam muito mal sem motivo nem um.

Gus e Hazel formam um pelo casal adolescente otimista. É muito interessante quanto ver os mesmo tirando sarro das suas condições e enxergar o mundo  através da ótica deles é muito incrível. Apesar dos problemas eles sempre estão de bem humor. O casal te faz refletir sobre a vida, morte e faz questionamento profundos sobre sua existência.

"Não imagina o tamanho da minha gratidão pelo nosso pequeno infinito, você me deu uma eternidade dentro dos dias numerados e por isso eu sou eternamente grata."

Adaptação cinematográfica da A Culpa É Das Estrela ficou incrível. Acho foi uma das melhores adaptação que já assistir de um livro. Os autores que interpretaram O Augustus Waters (Ansel Elgort) e Hazel Grace (Shailene Woodley) deram um show de olhares, confesso que  fiquei encantada nas cenas deles dois juntos parecia tão real os sentimentos que tinha um pelo outro (mais alguém se sentiu assim?). Enfim, o casalzinho clichê consquistou meu coração a cada pagina que lia não conseguia para de ler de tanto maravilhoso que é esse livro.

O livro é muito hom,  a leitura fluida e divertida e emocionante. Foi meu primeiro livro do John, depois pude ler Outros que são: Cidade de papel, Teorema da Katherine e A estrela que nunca vai ser apaga (Biografia Esther Grace). O john se inspirou na Esther Grace a menina que ele conheceu para fazer Hazel Grace. Esther era muito fã de Harry Potter e admiradora do John Green.  Infelizmente Esther faleceu de câncer muito antes dela conseguir assistir A culpa é das Estrela. Vale a pena ler? Sim, com certeza. Você cai embarcar em uma história de dois adolescente meio filosoficos vai fazer você leitores a questiona sobre a vida..

Ficha Ténica

Titulo: A culpa é das Estrelas

Autor: John Green 

Número de pagina: 255

Gênero: romance 

Classificação: 14

Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐

Sinopse: Hazel foi diagnosticada com câncer aos treze anos e agora, aos dezesseis, sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões. Ela sabe que sua doença é terminal e passa os dias vendo tevê e lendo Uma aflição imperial, livro cujo autor deixou muitas perguntas sem resposta. Essa era sua rotina até ela conhecer Augustus Waters, um jovem de dezessete anos que perdeu uma perna devido a um osteosarcoma, em um Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Como Hazel, Gus é inteligente, tem senso de humor e gosta de ironizar os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Com a ajuda de uma instituição que se dedica a realizar o último desejo de crianças doentes, eles embarcam para Amsterdã para procurar Peter Van Houten, o autor de Uma aflição imperial, em busca das respostas que desejam.

Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar. e até a próxima.

You Might Also Like

5 comentários

  1. Este livro é muito emocionante.
    Ótima resenha.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Jéssica.
    Eu não li e nem assisti o filme, mas sei o quanto são bem aclamados pelos leitores.
    Gostei de conhecer sua opinião sobre ele.
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Oi Jéssica,

    Eu li o livro e assisti o filme na época, e a história é boa e emocionante, mas confesso que hoje já não vejo mais aquele brilho de antigamente, talvez porque de lá para cá eu li muitos dramas bem melhores. Eu não faria uma releitura, mas que bom que gostou tanto do livro e da adaptação.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Entre o livro e o filme, amo mais o filme, não consegui gostar da leitura, mas o filme sou completamente apaixonada, a adaptação ficou melhor que a leitura

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Gostou do conteúdo? Me conta aqui nos comentários vou adorar saber!