Crítica Literária | A Guerra Que Salvou A Minha Vida - Kimberly Brubaker Bradley
“A Guerra Que Salvou A Minha Vida”. Estamos diante de uma história emocionante de superação. A narração é o que me chamou atenção por se narrados por crianças. Em alguns momentos passei raiva, felicidade ao final queria transbordar em lágrimas, Estou Simplesmente apaixonada por esse livro! Foi incrível acompanhar a evolução dos irmãos
Esse é o primeiro livro da história de Ada com o seu irmão caçula. O segundo livro não tive oportunidade de ler, mas em breve vou começa a ler e trazer a resenha do segundo livro que se chama "A Guerra Que Me Ensinou a Viver."
Ada Smith é uma garotinha de dez anos (é o que ela acha), nasceu com uma deficiente no pé direito, mora com a sua mãe e o seu irmão em Londres num pequeno apartamento que fica no terceiro andar. Nunca saiu de casa, pois ela era uma vergonha para a sua Mãe, porque tinha um “pé torto.” La de cima mesmo ela espionava pela janela a vida lá fora e o seu irmão brincando, correndo e pulando e quando Ada é obrigada a cuidar do irmão Jamie, cuida dos afazeres de casa. Quando ela desobedecia ficava trancada no armário escuro e cheio de baratas. Com chegada da Guerra, a vida de Ada e Jamie tomaram rumo diferente com o possível ataque de "Hitler".
"Você não pode ir embora. Nunca vai poder. Esta presa aqui. Bem aqii nesta casa com ou sem bombas."
No entanto, Jaime é a única coisa preciosa que ela tem e faz de um tudo para protege-lo das garras da sua Mãe. Ada entristece em vê-lo crescer porque logo sairá de casa e a Ada vai ter que fica sozinha. Jaime ouviu falar que as bombas de Hitler cairão em Londres e as crianças serão enviadas para algum lugar seguro. Ada não fazia ideia do que o seu irmão estava dizendo, mas achou uma oportunidade de ganhar a mais sonhada liberdade. Para muitos era um pesadelo fica longe das suas famílias e viver num lar provisório, mas para pequena Ada cansada de tanto sofrimento e maus-tratos era sua
Ada e Jaime embarca numa grande aventura de trem com outras crianças e professores até que chega ao seu destino. Os dois irmão acabam ficando na casa de uma moça misteriosa e solitária, que mora numa fazenda, que não pensava que conseguiria cuida de duas crianças, não tinha ideia de como cuidar de crianças. Mesmo nunca ter cuidado, mas no final escolheu fica com elas tratar muito bem deles com zelo, cuidado e mantém eles em seguranças. Neles ela encontrou a cura que tanto precisava.
Fiquei encantada pela pequena Ada a sua longa jornada de vida e superação a força que ela transmite é incrível. É emocionante ver a coragem entre irmãos. Tudo para Ada é novidade, ela começa a ver o mundo com outros olhos, porem, depois de um ano de guerra, infelizmente eles voltam para Londres para mora com a sua mãe, e os maus-tratos continuaram os mesmos. Mas Ada ficou mais forte durante a guerra, agora Ada não era mais aquela mesma menina submissa e humilhada pela própria mãe!
Esse livro é um registo historicamente preciso sobre a Segunda Guerra Mundial. Autora Bradley usou simplicidade para tratar temas como o preconceito, abandono, os absurdos físicos e psicológico, a família e imigração. Achei incrível que Bradley abordou momentos históricos, como o resgate dos soldados britânicos de Dunquerque e a evacuação da população inglesa durante a Segunda Guerra.
"Enfim compreendi qual era a minha luta e porque eu guerreava. A mãe não fazia ideia da forte combatente que eu havia me tornado."
O livro é voltado para um público infantil e jovem adulto. Fiquei completamente apaixonada pela Ada. Foi uma leitura realmente impactante, revoltante ver uma criança recebendo tamanho desprezo da sua própria mãe. A história é tão cativante, emocionante que tem conquistado um público das mais diversas idades. A narrativa pela Ada que é uma personagem extremamente encantadora. Esse é aquele tipo de livro que todo mundo deveria ler ante de morrer. Terminei a leitura com muitas emoções, o que mais me surpreendeu foi Ada e a sua garrar de enfrentar os seus próprios obstáculos.
Ficha Técnica
Título: A Guerra Que Salvou a Minha Vida
Autor: Kimberly Brubaker Bradley
Editora: Darkside
Número de páginas: 240
Gênero: Romance, Ficção histórica
Segundo volume: A Guerra Que Me Ensinou a Viver
Avaliação:⭐⭐⭐⭐
Sinopse: Ada tem dez anos (ao menos é o que ela acha). A menina nunca saiu de casa, para não envergonhar a mãe na frente dos outros. Da janela, vê o irmão brincar, correr, pular – coisas que qualquer criança sabe fazer. Qualquer criança que não tenha nascido com um “pé torto” como o seu. Trancada num apartamento, Ada cuida da casa e do irmão sozinha, além de ter que escapar dos maus-tratos diários que sofre da mãe. Ainda bem que há uma guerra se aproximando.
Os possíveis bombardeios de Hitler são a oportunidade perfeita para Ada e o caçula Jamie deixarem Londres e partirem para o interior, em busca de uma vida melhor.
16 comentários
Amei a resenha. Eu já tinha visto a capa, mas nunca procurei saber sobre o que era o livro. Parece ser bem sensível e inspirador.
ResponderExcluirbeijos
https://www.dearlytay.com.br/
Oi Tay, que bom que você gostou, eu super recomendo você ler.
ExcluirBeijos!
Eu lembro do lançamento desse livro e até então ele não havia chamado a minha atenção. Mas achei bem legal que apesar de ser uma ficção, o livro traz acontecimentos históricos reais. Além disso, deve ser o tipo de leitura que traz várias reflexões.
ResponderExcluirNão sabia que já tinha um segundo livro.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Olá, entendo seu ponto de vista.
ExcluirObrigada pela visita!
Beijos!
Eu acho essa capa super linda! Li esse livro na época que saiu, mas infelizmente eu não curti muito :(
ResponderExcluirBeijos
Balaio de Babados
Oii, Somos duas rs
ExcluirPoxa, que pena que você não gostou 🙁
Beijos!
Olá, Jéssica
ResponderExcluirEu não gosto de nada narrado/protagonizado por crianças/adolescentes. Amo crianças, mas em livros, séries e filmes e simplesmente não rola. E também não gosto de nada ambientado em guerras e afins, por isso não pretendo ler.
Beijos
- Tami
https://www.meuepilogo.com
Oi, entendo seu ponto de vista.
ExcluirBeijos!
Oi Jéssica,
ResponderExcluirTenho uma amiga que é apaixonada por esse livro, mas confesso que não faz muito meu estilo.
O tema de guerra me deixa meio para baixo e ultimamente estou procurando coisas mais animadas e felizes, para superar o efeito da pandemia, sabe? rs
beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oii Ale, eu e sua amiga temos algo em comum rsrs
ExcluirEu entendo, com essa pandemia deixa qualquer pessoa deprimente.
Beijos!
Oi Jess, tudo bem? Eu amei demais esse livro! A Ada passa por muita coisa, mas tem um linda história de superação! E o segundo volume consegue ser bom também!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oi Mi, tudo, estou bem ansiosa para ler o segundo volume rs
ExcluirBeijos!
Oi Jéssica,
ResponderExcluirTodo mundo fala o quanto esse livro tem uma história marcante e emocionante, ainda mais sendo narrados pela criança.
Dica super anotada!
Bjs
https://diarioelivros.blogspot.com/
Oie, é verdade, esse livro tem uma carga emocional muito forte por se narrados por crianças.
ExcluirObrigada pela visita!
Beijos!
Oi, Jéssica! Tudo bom?
ResponderExcluirMinha irmã tem esse livro e eu quero muito emprestar em breve pra ler. A temática histórica me interessa bastante porque tô me formando em História na faculdade, e também porque parece um livro muito sensível e emocionante.
Espero conseguir ler ano que vem (esse ano não rola porque preciso bater a meta estabelecida UHUHASUHASUHASUH).
Beijos, Nizz.
www.queriaestarlendo.com.br
Olá Nizz, eu amo muito ler livros com temática histórica. Espero que você goste de ler o livro assim como eu gostei.
ExcluirObrigada pela visita!
Beijos!
Gostou do conteúdo? Me conta aqui nos comentários vou adorar saber!